‘Que Jesus Ressuscitado seja nossa companhia permanente’

A A
A missa que anunciou a Páscoa da Ressurreição de Jesus Cristo começou na Praça da Sé, junto ao marco zero da cidade, onde foi abençoado o “fogo novo”
Publicado em: 10/04/2023 - 10:15
Créditos: Redação

Na Catedral Metropolitana de São Paulo, vazia e às escuras, uma luz anunciou a grande notícia para os católicos: “Cristo Ressuscitou”. A solene Vigília Pascal foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, na noite do Sábado Santo, 8.

A missa que anunciou a Páscoa da Ressurreição de Jesus Cristo começou na Praça da Sé, junto ao marco zero da cidade, onde foi abençoado o “fogo novo” do qual é aceso o círio pascal, vela que simboliza o Senhor ressuscitado.

Considerada a mãe de todas as vigílias, esta celebração é marcada pela proclamação de sete leituras do Antigo Testamento, que narram a história da salvação do povo de Deus e duas leituras do Novo Testamento, entre estas, o Evangelho da ressurreição de Jesus.

BATISMO

Outro momento significativo dessa celebração é a liturgia batismal. Nessa ocasião, 17 adultos ex-dependentes químicos, que antes viviam em situação de rua e foram acolhidos e preparados pela Missão Belém, tornaram-se cristão, recebendo os sacramentos do Batismo, da Confirmação (Crisma) e a primeira Eucaristia. Também houve a renovação das promessas batismais de todos os fiéis, com destaque para um grupo de integrantes do Caminho Neocatecumenal, após um longo período de preparação.  

“Esta é uma noite muito especial para nós, pois que recordamos as maravilhas de Deus na história da salvação”, afirmou Dom Odilo, na homilia, ressaltando que o mistério pascal começa com a encarnação do Verbo de Deus, que assumiu a humanidade, amando-a até o extremo de entregar sua vida por todos na cruz. “Quem poderia fazer isso senão aquele que é todo amor e compaixão?”, completou.

VIDA PLENA

O Arcebispo destacou, ainda, que a ressurreição de Jesus manifesta a vida em plenitude que Deus quer dar a todos. “Em Jesus Cristo, verdadeiro Deus, mas também verdadeiro homem, já temos o representante da humanidade que ressuscitou, que está na glória do Pai, que abriu um horizonte novo para todos nós”, afirmou, recordando que a Vigília Pascal é, também, ocasião da renovação suas promessas batismais.

“Pelo Batismo, também morremos com Cristo ao pecado, fomos sepultados nas águas, mas revivemos com Cristo para a vida nova. Por isso, a nossa condição de batizados é a de participantes da vida nova de Jesus Ressuscitado”, continuou o Cardeal, lembrando a exortação do apóstolo São Paulo para que todos vivam como “homens novos”, deixando morrer o “homem velho”, marcados pelo pecado.

“Que Jesus Ressuscitado esteja sempre conosco, seja nossa companhia permanente, seja nossa alegria, força, esperança, consolo nos caminhos da vida… Ele não abandona sua Igreja, nem ninguém. Ele quer que todos cheguem à luz da verdade e da vida em Deus”, concluiu Dom Odilo.