Pela quarta vez, Rádio 9 de Julho ganha prêmio da CNBB

A A
Programa “Certas Canções”, de Antonio Manzatto, recebe Prêmio Microfone de Prata da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Publicado em: 23/03/2016 - 15:00
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta quarta-feira, 23, a lista dos vencedores dos seus prêmios de Comunicação. Dentre os premiados está o programa “Certas Canções”, da Rádio 9 de Julho, apresentado pelo Cônego Antonio Manzatto. Essa é a quarta vez que a rádio da Arquidiocese de São Paulo rebebe esse prêmio.

A cerimônia de entrega dos Prêmios de Comunicação ocorrerá no dia 8 de abril, durante a 54ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Os prêmios concorreram às seguintes categorias: Margarida de Prata para Cinema, Clara de Assis para TV, Dom Hélder Câmara para jornais e revistas e Microfone de Prata para rádio.   

Em mensagem, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Darci José Nicioli, agradeceu a todos que enviaram suas produções, motivando para que os veículos prossigam no compromisso com a comunicação que transforma. 

“A Igreja no Brasil dialoga com o mundo da comunicação e da arte. Sempre foi missão da CNBB valorizar o trabalho de qualidade feito por esses profissionais e empresas que atuam nessas áreas. Desejamos que continuem comprometidos com a vida e sejam incentivados a produzirem mais”, expressou dom Darci.

O assessor da Comissão, padre Antônio Xavier Batista, avalia positivamente a edição 2016 dos Prêmios de Comunicação. De acordo com o sacerdote, a premiação vem cumprindo seu papel de incentivar a comunicação à serviço da vida e na promoção dos valores cristãos.  

“O principal objetivo dos Prêmios de Comunicação é o diálogo com a sociedade e todas as instâncias. Foram premiados os melhores trabalhos que retratam valores construtivos e humanitários. Desta forma, a CNBB deseja continuar a valorizar e colocar em evidência o trabalho feito por tantas pessoas, com bons resultados, porém muitas vezes desconhecidos”, explica padre Xavier. 

Na divulgação dos resultados, a Comissão para a Comunicação desejou, ainda, que a comunicação no Brasil seja nos valores humanos, cristãos e éticos base de uma sociedade democrática e cidadã. 

Seleção

Este ano, o processo de seleção das obras contou também com participação de uma comissão de bispos da CNBB. A primeira fase da escolha das produções foi realizada por um júri técnico composto por profissionais e docentes da Comunicação. Posteriormente, a comissão de bispos classificou os melhores trabalhos, dentro de cada categoria. 

Confira os vencedores:

Margarida de Prata - (Cinema)

a) Instituto Alberione - “Despertar para Sonhar”, de Osmar Koxne

b) ASACINE Produções - “Todas as vidas: Cora Coralina”, de Renato Barbieri

Clara de Assis - (Televisão)

a) TV Aparecida - “Desafios da Igreja: Ilha de Marajó”, de José Eymard Miranda Leite Sobrinho

b) EBC - TV Brasil - “Loucura e liberdade: saúde mental em Barbacena”, de Manuela Castro

Dom Helder Câmara - (Imprensa) 

a) Correio Braziliense - “Um país de Ressaca”, de Diego Martins de Amorim

b) Família Cristã - “Eles não tem culpa”, de Nathan Xavier

Microfone de Prata - (Rádio)

a) Rádio 9 de Julho - “Certas Canções”, de Antonio Manzatto

b) Rádio Excelsior da Bahia - “Irmã Dulce Hoje”, de Alan Guedes Amaral

c) Rádio São Francisco/Rede Sul de Rádio - “Os imigrantes em terras brasileiras”, de Tales Giovani Armiliato