Papa nomeia o Cardeal Hummes como relator geral do Sínodo para a Pan-Amazônia

A A
Assembleia Especial acontecerá no Vaticano de 6 a 27 de outubro deste ano
Publicado em: 04/05/2019 - 17:00
Créditos: Redação

O Presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e Arcebispo Emérito de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes foi nomeado pelo Papa Francisco como relator geral do Sínodo Pan-Amazônico. A informação foi divulgada neste sábado, dia 4.

Esta Assembleia Especial acontecerá no Vaticano, entre os dias 6 a 27 de outubro, com o tema “Amazônia: novos caminho para a Igreja e por uma ecologia integral”.

Também foram nomeados como secretários especiais Dom David Martinez de Aguirre Guinea, O.P, Vigário Apostólico de Puerto Maldonado, no Peru; e o Monsenhor Michael Zcerny, S.J, Subsecretário da Seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

GRATIDÃO 

Em entrevista ao portal da CNBB, Dom Claudio disse receber a notícia com o sentimento de responsabilidade porque o Sínodo é muito importante e poderá ser histórico. “Eu agradeço ao papa a confiança na gente, em mim, e quero dar o meu melhor para realizar este serviço”, afirmou. 

A nomeação para o cargo de relator geral, para o Cardeal Hummes, não significa nenhuma distinção especial. “Os nove países temos as mesmas responsabilidades e esperanças e estamos fazendo o nosso melhor para que este sínodo seja frutuoso”, afirmou.

Dom Claudio disse estar feliz por prestar este serviço em função do grande amor à Amazônia e a todo o processo já desenvolvido desde a convocação do Sínodo pelo Papa Francisco, em 2017. Ele ressaltou o papel que a Repam vem desenvolvendo de preparação junto com os bispos de toda a Pan-Amazônia e da Secretaria-Geral dos Sínodos, órgão do Vaticano. 

O Arcebispo Emérito de São Paulo referiu-se, principalmente, ao trabalho de escuta da população amazônica, de seus sonhos e temores do futuro, especialmente dos indígenas que, em sua avaliação, estão sendo ameaçados. Estas escutas vão redefinir, segundo ele, a presença da Igreja junto a estas populações ameaçadas em seus territórios.

(Com informações da CNBB e Vatican News)