Papa Francisco: ‘Deixem-se lavar os pés por Jesus’

A A
Na celebração da Ceia do Senhor, Pontífice falou sobre o significado da Eucaristia e homenageou sacerdotes que têm testemunhado a fé em situações adversas
Publicado em: 09/04/2020 - 16:00
Créditos: Redação

Eucaristia, serviço e unção. O Papa Francisco refletiu sobre essas três palavras em sua pregação da missa desta Quinta-feira Santa, 9, na celebração da Ceia do Senhor, que remete à instituição do sacramento da Eucaristia.

Falando brevemente, e sem um texto preparado, o Pontífice disse que a instituição da Eucaristia é um sinal da vontade de Jesus Cristo de “permanecer conosco”.

Pela comunhão eucarística, viabilizada por meio dos sacerdotes, “levamos o Senhor conosco, ao ponto de que Ele mesmo nos diz: se não comemos do seu corpo e não bebemos do seu sangue, não entraremos no reino dos céus”. Esse é o grande mistério da fé: “o Senhor conosco, em nós, dentro de nós”, afirmou.

Homenagem aos sacerdotes

Mesmo sem a celebração da missa dos Santos Óleos, que também costuma ser celebrada na Quinta-feira Santa, mas que neste ano foi adiada por causa da crise sanitária causada pelo novo coronavírus, o Papa Francisco escolheu dedicar a maior parte de sua fala aos padres. “Estamos unidos para fazer Eucaristia, unidos para servir”, declarou.

O Papa pediu aos padres que sejam “grandes em generosidade no perdão” e “deixem-se lavar os pés por Jesus, pois o Senhor é vosso servo”. Ao reconhecer a necessidade de “serem lavados por Cristo”, de serem perdoados, serão capazes de perdoar na mesma medida, disse o Santo Padre. “Como você perdoar, será perdoado. Não tenham medo de perdoar”, afirmou. “Sejam corajosos em arriscar, em perdoar, em consolar.”

Francisco pensou, ainda, tanto nos padres pecadores, que cometem erros, “que sofrem crises e não sabem o que fazer, estão na escuridão”, como também os caluniados, acusados injustamente por crimes que não cometeram. “Todos somos pecadores”, lembrou, incluindo-se no grupo.

Servidores do povo

O Papa Francisco lembrou também de todos os padres que se dedicam ao serviço na Igreja, fazendo menção especial aos mais de 60 padres que já morreram na Itália, vitimados pela Covid-19. “Não posso deixar passar essa missa sem lembrar dos sacerdotes, que oferecem a vida ao Senhor e que são servidores”, disse ele.

Muitos desses padres morreram ao lado dos profissionais de saúde, cuidando dos doentes nos hospitais. “São os santos da porta do lado, sacerdotes que, servindo, deram a vida”, recordou o Papa.

Ele também citou o caso de um padre que atende as prisões, outros que viajam, em missão, para ir ao encontro do povo. E também mencionou os “padres de interior”, que estão nas áreas rurais e percorrem longas distâncias. Muitos são “sacerdotes anônimos” que dão a vida nos lugares aonde chegam.