Papa cria Dicastério da Cúria Romana para Leigos, Família e Vida

A A
O estatuto do novo organismo mantém ligação com o Pontifício Instituto João Paulo II.
Publicado em: 24/08/2016 - 14:30
Créditos: Edcarlos Bispo

“Portanto, depois de ter avaliado cuidadosamente todas as coisas, pela nossa autoridade apostólica nós estabelecemos o Conselho Pontifício para os Leigos, da Família e da Vida, que será regido por estatutos especiais. Deveres e funções que até então pertencia ao Pontifício Conselho para os Leigos e pelo Conselho Pontifício para a Família,  serão transferidos para esse departamento a partir do próximo 1º de setembro, com o término dos Conselhos Pontifícios acima mencionados” (Motu Próprio Sedula Mater - Mãe Misericórdia).

Na quarta-feira, 17, o Papa Francisco, com a publicação do Motu Próprio Sedula Mater – Mãe Misericórdia – acima citado, instituiu o novo organismo da Cúria Romana responsável pelos leigos, pela família e pela vida. O novo departamento vai assumir deveres e funções que até então pertencia ao Conselho Pontifício para os Leigos e pelo Conselho Pontifício para a Família, que deixarão de existir.

Trata-se, de acordo com o Motu Próprio, de adequar os Dicastérios da Cúria Roma “às situações do nosso tempo”, adaptando-os “às necessidades da Igreja universal”.  O Papa sublinha que se pretende, de modo particular dar apoio e ajuda aos leigos, às famílias e à causa da vida, “a fim de que sejam testemunhos ativos do Evangelho no nosso tempo e expressão da bondade do Redentor”.

O estatuto do novo organismo havia sido previamente aprovado pelo Papa em junho e mantém a ligação com o Pontifício Instituto João Paulo II de Estudos sobre o Matrimônio e a família, para o qual Dom Vincenzo Paglia (atual Presidente do Pontifício Conselho para a Família) foi nomeado como novo chanceler, tendo como diretor Dom Pierangelo Sequeri.

Na mesma ocasião foi nomeado pelo Papa para prefeito do novo dicastério Dom Kevin Joseph Farrell, até então bispo de Dallas, nos EUA.

Dom Kevin Joseph Farrel nasceu em 1947, em Dublim, na Irlanda. Entrou para a Congregação dos Legionários de Cristo em 1966, e foi ordenado sacerdote em 1978. Nomeado bispo auxiliar de Washington em dezembro de 2001, foi ordenado em fevereiro do ano seguinte. Desempenhou a função de vigário geral para a Administração e Moderador da Cúria (2001 até hoje). Em 2007 foi nomeado bispo de Dallas.

“A violência não se supera com mais violência” 

 

O bispo, recentemente veio à público para  manifestar-se sobre os choques entre policiais e negros nos Estados Unidos. Em julho, na sua cidade, 5 policiais foram mortos por um franco-atirador. “A violência não se supera com mais violência, mas com a paz. Todas as vidas valem: negros, brancos, muçulmanos, cristãos ou hindus, somos todos filhos de Deus e cada vida humana é preciosa”, disse na ocasião.

Em entrevista à Rádio Vaticano, afirmou que sempre se viu como um bispo que trabalha numa diocese a serviço das pessoas, mas “quando você recebe uma chamada do Papa, pedindo para fazer uma coisa assim [ser presidente de um dicastério], você só pode se surpreender e se sentir honrado, ao mesmo tempo. Não vejo a hora de começar”.

Sobre a nova função, acrescentou que será um grande desafio, “principalmente considerando o fato que a Exortação do Santo Padre, Amoris Laetitia, é tão bem aceita e acolhida no mundo inteiro, e obviamente estará no topo da minha agenda. Assim como serão prioridades promover o laicato, assegurar que os leigos tenham o papel que lhes compete na Igreja e promover o apostolado dos leigos. Será um desafio, que não esperava a esta altura da vida, mas estamos aí”.

 

CARTA APOSTÓLICA

Sob a forma de Motu Proprio pelo que estabelece o Departamento para os Leigos, da Família e da Vida

A Igreja, mãe prudente, teve sempre, ao longo dos séculos, um cuidado e respeito pelos leigos, pela família e a vida, manifestando o amor do Salvador misericordioso pela humanidade. Nós mesmos, havendo isto bem presente em razão do nosso ofício de Pastor do rebanho do Senhor, estamos comprometidos prontamente a fim de quem porque as riquezas de Jesus Cristo sejam derramadas apropriadamente e com abundancia sobre os fiéis.

Com tal objetivo, nós provemos solicitamente para que os Dicastérios da Cúria Romana se conformem às situações do nosso tempo e se adaptem às necessidades da Igreja Universal. Em particular, o nosso pensamento se volta aos leigos, às famílias e à vida, a quem desejamos oferecer sustento e ajuda, para que sejam testemunham ativas do Evangelho no nosso tempo e expressão da bondade do Redentor.

Portanto, após haver cuidadosamente avaliado cada coisa, pela Nossa Autoridade Apostólica instituímos o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que será provido de especiais estatutos. Competência e função a partir de agora dada ao Pontifício Conselho para os Leigos e ao Pontifício Conselho para a Família, que serão transferidos para esse Dicastério no próximo 1º de setembro, com o término dos Conselhos Pontifícios acima mencionados.

Como desejo determinada que tem valor agora e no futuro, não obstante qualquer disposição em contrário.

Em Roma, junto de São Pedro sob o anel do pescador, 15 de agosto de 2016, Solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, Jubileu da Misericórdia, IV ano de Nosso Pontificado.

Publicado no Jornal O SÃO PAULO, Edição 3116/ 24 a 30 de agosto de 2016