Padres sinodais falam à Igreja, em especial às famílias

A A
Os padres sinodais manifestaram sua proximidade com as famílias do mundo
Publicado em: 22/10/2014 - 10:30
Créditos: Edição nº 3024 do Jornal O SÃO PAULO – página 13

Em sua mensagem final, publicada sábado, 18 de outubro, os padres sinodais manifestaram sua proximidade com as famílias do mundo. “Manifestamos a nossa admiração e gratidão pelo testemunho cotidiano que vocês oferecem a nós e ao mundo com a sua fidelidade, fé, esperança e amor”.

Os bispos também lembraram que as respostas ao questionário enviado às dioceses do mundo em preparação para a assembleia permitiram-lhes “escutar a voz de tantas experiências familiares”. “O nosso diálogo nos dias do Sínodo nos enriqueceu reciprocamente, ajudando-nos a olhar toda a realidade viva e complexa em que as famílias vivem”.

Dentre os desafios abordados, os padres sinodais citaram o “da fidelidade no amor conjugal, do enfraquecimento da fé e dos valores, do individualismo, do empobrecimento das relações, do estresse, de um alvoroço que ignora a reflexão, que também marcam a vida familiar”.

Também foi lembrado o “cansaço da própria existência”. “Pensemos ao sofrimento que pode aparecer em um filho portador de deficiência, em uma doença grave, na degeneração neurológica da velhice, na morte de uma pessoa querida”.

Os padres sinodais chamaram a atenção para as “dificuldades econômicas causadas por sistemas perversos” e citaram casos como o do “pai ou da mãe desempregados, impotentes diante das necessidades também primárias de suas famílias, e aos jovens que se encontram diante de dias vazios e sem expectativas, e que podem tornar-se presa dos desvios na droga e na criminalidade”. Recordaram, ainda, a multidão de famílias pobres, perseguidas e “atingidas pela brutalidade das guerras e das opressões”.

“Cristo quis que a sua Igreja fosse uma casa com a porta sempre aberta na acolhida, sem excluir ninguém”, reforçaram os participantes do Sínodo.

Por outro lado, os padres sinodais destacaram a “luz” do testemunho das muitas famílias em meio a todas essas dificuldades e reconheceram que durante o caminho, “que, às vezes, é um percurso instável, com cansaços e caídas”, se tem sempre a presença e o acompanhamento de Deus, e acrescentaram que “a família se apresenta como autêntica Igreja doméstica, que se alarga à família das famílias que é a comunidade eclesial. Os cônjuges cristãos são, pois, chamados a tornarem-se mestres na fé e no amor também para os jovens casais”.

“Nós, padres sinodais, vos pedimos para caminhar conosco em direção ao próximo Sínodo. Em vocês se confirma a presença da família de Jesus, Maria e José na sua modesta casa”, conclui a mensagem, invocando a intercessão da Sagrada Família de Nazaré.

Fernando Geronazzo