O Terço dos Homens é uma bênção de Deus para o Brasil

A A
O Bispo Referencial do Terço dos Homens, falou um pouco sobre a iniciativa que busca o resgatar das famílias para a Igreja
Publicado em: 19/03/2018 - 11:45
Créditos: Redação

Thiago Leon/A12

Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Bispo Referencial do Terço dos Homens, Dom Gil Antônio Moreira falou, em entrevista à rádio 9 de Julho , sobre o crescimento da iniciativa de oração que tem o objetivo de resgatar para o seio da Igreja as famílias e, consequentemente, aumentar a sua participação na vida eclesial. Dom Gil também comentou sobre a 10ª Romaria Nacional do Terço do Homens a Aparecida (SP), que reuniu 70 mil pessoas, nos dias 16 e 17 de fevereiro. 

 

AINDA EXISTE A IDEIA DE QUE O TERÇO É UMA ORAÇÃO MAIS COMUM ENTRE MULHERES DO QUE ENTRE HOMENS?

Dom Gil Antônio Moreira – Essa pergunta sobre a mulher e o homem é interessante. Antigamente, quando se falava em Terço, eram mais as mulheres do que os homens – embora já houvesse muitos homens que rezavam o Terço. Eu mesmo, quando criança, via muitos homens rezando o Terço na minha paróquia e na minha família, e muitos tinham o costume até de carregar o Terço no bolso por onde andavam, pois em qualquer lugar se pode rezá-lo. Vi também muita valorização do Terço no meu seminário por parte dos padres, dos bispos. O costume de homens rezarem o Rosário não nasceu com o Terço dos Homens, mas, de qualquer maneira, essa mentalidade de ser uma oração muito mais rezada pelas mulheres do que pelos homens, isso parece ter invertido. As mulheres continuam rezando, mas agora os homens descobriram esse método de oração. 

 

COMO O SENHOR DEFINE ESSA DEVOÇÃO?

Eu gosto de repetir que a oração do Terço não é só uma devoção popular, ela é uma reflexão, uma contemplação dos mistérios de Cristo. Aliás, o Beato Paulo VI falou na [Exortação Apostólica] Marialis Cultus , São João Paulo II falou na [Carta Apostólica] Rosarium Virginis Mariae , e o Papa Emérito Bento XVI falou em algumas alocuções. No Terço, o importante é a contemplação por haver esse caráter cristológico. Quando o Terço dos Homens vai crescendo, nós temos a convicção de que vai crescendo o conhecimento de Cristo no coração dos homens. As quatro modalidades de contemplação que temos são uma reflexão sobre a vida de Cristo, e quem pode mais nos falar sobre Cristo é Maria. Imaginemos como Maria viu Jesus na infância, nos momentos da vida pública, depois nos momentos dolorosos, nos momentos gloriosos. 

 

A QUE O SENHOR ATRIBUI O CRESCIMENTO DO TERÇO DOS HOMENS?

Em primeiro lugar, eu atribuo à grande propaganda de um homem para o outro, o que funciona dentro do Terço dos Homens. Nós sempre pedimos aos participantes que na semana seguinte tragam mais um, que façam o convite a outros homens. Esse corpo a corpo é muito interessante. É bom lembrar que o Terço dos Homens não é uma oração corrida de 15 minutos; é uma oração bem-feita. Eles gastam geralmente uma hora para rezar o Terço, rezam pausadamente, há cantos nos intervalos dos mistérios. Tem meditação, muitas vezes, da Palavra de Deus. Depois, o apoio direto ou indireto dos padres e bispos nas paróquias. Isso dá autoridade à iniciativa. Agora também a divulgação pela televisão ( TV Aparecida , Canção Nova e Rede Vida ). Os grupos do Terço dos Homens, hoje, se organizam para ajudar os mais pobres, ajudar uns aos outros, resolver problemas que, às vezes, são difíceis, como até de emprego. Esse crescimento se dá, nesta forma, de uma ação missionária, de um grupo para o outro. Eu acho que o Terço dos Homens é uma bênção do céu, porque leva o homem a rezar de uma forma simples, não complicada, que não precisa de uma estrutura, de um estatuto. Precisamos apenas de espontaneidade, e essa espontaneidade é que tem dado certo. 

 

COMO O SENHOR AVALIA A 10ª ROMARIA DO TERÇO DOS HOMENS?

É uma grande alegria ver mais de 70 mil homens na Romaria, é um número bastante grande, bastante consolador. O que significa pessoas que saem do Brasil inteiro, às vezes gastando muito para vir de Manaus (AM), do Nordeste e viajando muitas vezes de ônibus? Significa uma grande devoção de todos esses homens a Maria. Essa devoção não é vazia. Ela leva à Eucaristia, ao compromisso com a Igreja. Todos esses homens vão se integrando cada vez mais nas suas comunidades, uma verdadeira conversão de muitos homens nesse país. A conversão desses homens tem efeitos na sua família, um efeito restaurador. Agradeço a Deus, porque vejo isso como uma grande bênção para o Brasil, tão complicado, e para nossas famílias, tão agredidas por essas frentes indiferentes ao Cristianismo, à dignidade,  à família. Essa 10ª Romaria do Terço dos Homens me parece ser, de fato, uma grande bênção de Deus para todo o Brasil. 

 

COMO SURGIU O MOVIMENTO TERÇO DOS HOMENS NO BRASIL?

Eu estive olhando um pouco da história do Terço dos Homens e encontrei referências de 1912, no grupo de homens na Alemanha (certamente houve outros grupos também na Europa e outras partes do mundo). Em 1936, tivemos também um grupo no Brasil. Esse grande movimento nasceu há pouco tempo. Eu observo que surgiu inicialmente dentro do Movimento de Schoenstatt, e muitos homens começaram a se organizar para rezar o Terço. Depois, esse exemplo foi imitado nas paróquias e dioceses. Nós temos grupos de que atingem entre 2 mil e 3 mil homens. É comum encontrar muitas paróquias com 500, 600 homens. Esse movimento cresceu, expandiu-se pelo Brasil inteiro. Foi assim que nasceu. Não posso precisar a data e nem como, mas nasce espontaneamente por conhecimento, por contato, por vizinhança: uma paróquia sabe que a outra tem, e os homens vão lá e fundam o Terço. Aqui ele é um movimento puramente leigo, ele não nasce da hierarquia, mas nasce da base, apoiado, claro, pela hierarquia, porque a Igreja sempre valorizou muito a oração do Rosário. 

 

ESSA INICIATIVA TAMBÉM ESTÁ ESTIMULANDO A FORMAÇÃO DE GRUPOS DE MULHERES?

Sim, em muitos lugares estão organizando o Terço das Mulheres, e é interessante ver também esse crescimento. No Santuário de Aparecida, há também a Romaria do Terço das Mulheres. É bonito ver que a família também se organiza dentro dos seus próprios elementos, o homem, a mulher. Amanhã, quem sabe, podemos organizar o Terço dos jovens, das crianças. Essa divisão não é uma divisão negativa, é uma divisão positiva. Cada um dentro da sua modalidade, dignidade, das suas características próprias, do jeito que Deus nos criou. Homem e mulher vão se organizando para aproveitar esse grande dom de Deus, que é essa oração tão fácil de ser rezada e que nos traz benefícios tão grandes no conhecimento e no amor a Cristo.

(Colaborou: Cleide Barbosa, da Rádio 9 de Julho)