'Nossa pátria é a extensão da nossa comunidade, da nossa família'

A A
No feriado da Independência, Cardeal Scherer presidiu, na Catedral da Sé, Missa pela Pátria e Pelo povo Brasileiro
Publicado em: 07/09/2015 - 14:00
Créditos: Redação

Neste dia 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil, o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, presidiu, na Catedral da Sé, a Missa pela Pátria e pelo Povo Brasileiro.

“Nossa pátria é a extensão da nossa comunidade, da nossa família. Somos parte disso, somos parte de um povo, de um país dentro do qual vivemos e com o qual somos chamados a contribuir e colaborar”, afirmou Dom Odilo, na homilia.

Ao meditar sobre o evangelho proclamado na celebração, que narra o diálogo no qual Jesus é questionado se é lícito pagar impostos a César, o Cardeal recordou que o Papa Francisco, na Exortação Apostólica  Evangelii gaudium, alertou que não se pode pretender ser um bom cristão sendo um mal cidadão. “Ser bom cidadão e ser bom cristão não estão em oposição”, disse o Arcebispo.

Dom Odilo ressaltou, ainda, que a oração pelo povo e pelos governantes faz parte da vida da Igreja e que é preciso rezar por todos para que governem com justiça e honestidade. “A Igreja, na sua oração, pede especialmente pelos que governam para que governem com justiça, honestidade sabedoria e prudência”.

“Que ninguém perca o interesse  pelo bem comum. O país somos nós, o povo brasileiro”, concluiu o Cardeal, invocando a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, para que o país encontre alegria, a paz e a fraternidade.

Ouça a da homilia de Dom Odilo

Grito dos Excluídos

Com o lema “Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?” e o tema “A vida em primeiro lugar”, a 21ª edição do Grito dos Excluídos acontece em todo País no feriado da Independência.

Logo após a missa na Catedral, um grupo de concentrou na praça da Sé e seguiu em caminhada até a região da “Cracolândia” onde realizaram um ato. Outro grupo partiu em caminhada da avenida Paulista e seguiu pela avenida Brigadeiro Luís Antônio até o Monumento às Bandeiras, no Parque Ibirapuera.

Com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de pastorais e movimentos sociais, o Grito dos Excluídos nasceu em 1995, com o objetivo de aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade do mesmo ano, que tinha como lema “Eras tu, Senhor”, e responder aos desafios levantados na 2ª Semana Social Brasileira, cujo tema era “Brasil, alternativas e protagonistas”.

Confira a reportagem completa na próxima edição do jornal O SÃO PAULO, semanário da Arquidiocese.