No sexto dia de Assembleia da CNBB, missa recorda bispos falecidos

A A
A celebração foi presidida por Dom José Alberto Moura, arcebispo e Montes Claros (MG), e recordou os bispos brasileiros falecidos no último ano
Publicado em: 11/04/2016 - 14:00
Créditos: Redação com Rádio 9 de Julho

O sexto dia de trabalhos da 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) começou com uma missa celebrada no Santuário Nacional da Aparecida na manhã desta segunda-feira, 11.

A celebração foi presidida por Dom José Alberto Moura, arcebispo e Montes Claros (MG), e recordou os bispos brasileiros falecidos no último ano.

Na homilia, Dom Alberto destacou que eles são como luz para toda a Igreja a indicar o caminho do seguimento de Jesus.

Ouça a homilia:

Programação

Na segunda sessão de trabalhos da manhã desta segunda-feira, os bispos voltaram ao texto do tema central, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade - Sal da terra e luz do mundo”. Esta é a segunda apresentação do texto para o plenário e já foram feitos trabalhos de grupo. Pode ser que o documento final tenha uma primeira votação na sessão desta manhã, caso não existam correções a serem feitas no texto apresentado anteriormente. Na quarta-feira, 13, uma sessão especial vai analisar destaques do conteúdo do documento.

A carta apostólica do papa Francisco sob forma de “Motu Próprio” Mitis Iudex Dominus Iesus, que trata da reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade do matrimônio no Código de Direito Canônico, será tema da última sessão da Assembleia de hoje. Um vade-mécum (um guia de referência para instruir os leitores do Motu Próprio) ajudará os bispos a encontrar os conteúdos relativos às questões específicas de um processo da declaração de nulidade do casamento. Entre as novidades desse documento está a declaração do papa de que o processo seja mais rápido.