‘Ninguém esconda o dom que recebeu, mas o compartilhe com alegria e generosidade’

A A
.
Publicado em: 11/09/2020 - 10:45
Créditos: Redação

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta sexta-feira, 11, na capela de sua residência, transmita pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Dom Odilo rezou na intenção do Ângelo Ademir Mezzari, nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo em julho, que receberá a ordenação episcopal no próximo dia 19, em Criciúma (SC). O Arcebispo também ofereceu a Eucaristia por todas as vítimas da COVID-19, especialmente os enfermos, os falecidos, os mais necessitados e em ação de graças por todos aqueles que se recuperam da doença.

CISCO NO OLHO

Na homilia, o Cardeal meditou a partir das palavras de Jesus no Evangelho do dia (Lc 6,39-42), que indagou: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?“

“Se, de um lado, Jesus recomenda que façamos a correção fraterna, como vimos dias atrás, de outro, ele critica a pretensão de julgar e corrigir os outros quando não se têm consciência dos próprios erros”, destacou o Arcebispo, alertando para o perigo da hipocrisia.

Dom Odilo explicou que isso não significa que alguém que tenha algum vício ou defeito e se esforce para corrigi-lo, não possa, com humildade, a partir de sua experiência, ajudar outra pessoa a superar situação semelhante.  

PREGAR O EVANGELHO

Já na primeira leitura (1Cor 9,16-19.22b-27), São Paulo afirmou que pregar o Evangelho não é para ele motivo de glória. “É antes uma necessidade para mim, uma imposição. Ai de mim se eu não pregar o evangelho!”, ressaltou.

Ao comentar esse trecho, o Cardeal Scherer enfatizou que o anúncio do Evangelho não é fonte de lucro ou privilégios, nem uma imposição exterior, “mas uma força interior de quem se sente agraciado pode Deus”.

Nesse sentido, o Arcebispo sublinhou a importância a intimidade com a Palavra de Deus, que ao ser conhecida, deve ser compartilhada. “Ninguém esconda o dom que recebeu, mas o compartilhe com alegria e generosidade”, completou.

COLETA PARA OS LUGARES SANTOS

No fim da missa, Dom Odilo recordou que no próximo domingo, 13, acontecerá em todo o mundo a Coleta para os Lugares Santos, gesto de generosidade que costuma ser realizado na Sexta-feira Santa, mas, devido à pandemia de COVID-19, foi adiada. “Participemos desse gesto generoso em favor de nossos irmãos de fé na Terra Santa”, exortou o Cardeal.