Memorial da Beata Assunta é inaugurado

A A
<p>As comemorações oficiais da beatificação de Madre Assunta Marchetti começaram no sábado, 24, com a inauguração do Memorial da Beata Assunta Marchetti.</p>
Publicado em: 25/10/2014 - 18:15
Créditos: Reportagem


Por Fernando Geronazzo

As comemorações oficiais da beatificação de Madre Assunta Marchetti começaram no sábado, 24, com a inauguração do Memorial da Beata Assunta Marchetti, localizado no antigo Orfanato Cristóvão Colombo (hoje Associação Educadora e Beneficente Casa Madre Assunta Marchetti) local onde atuou e morreu a mais nova Bem-aventurada da Igreja.

A inauguração contou com a presença do arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, o Cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos e enviado do Papa Francisco para a Beatificação, e Dom Italo Castellani, arcebispo de Lucca, arquidiocese italiana onde se localiza a terra natal da Beata, Camaiore.

O memorial contém objetos pessoais da Beata Assunta, fotografias e documentos que contam um pouco da história da co-fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu (Scalabrinianas).

Os visitantes podem assistir à exibição de um vídeo que conta hum pouco da história da Bem-aventurada. No memorial também está a capela onde se encontram os restos mortais de Assunta Marchetti e o quarto onde ela morreu.

Também foi inaugurado um monumento em homenagem à Madre Assunta, na praça junto à rua do Orfanato, que recebe este nome por causa da obra social desenvolvida pela Beata.

No jardim do Memorial, Dom Odilo abençoou uma imagem de bronze da Bem-aventura, feita por um artista de sua terra natal.

A programação continuou com apresentações culturais das crianças atendidas pelas obras sociais Scalabrinianas, seguida de uma vigília de oração e preparação para a beatificação.

De todo o mundo

Durante toda a tarde, grupos de peregrinos formavam filas para visitar o Memorial e rezar diante do túmulo da Beata Assunta. Delegações da Italia, Estados Unidos, Filipinas e diversos países da América Latina.

Para Irmã Erlinda Empic, Scalabriniana das Filipinas, foi maravilhoso poder viver esse momento da beatificação da primeira madre de sua congregação. “Madre Assunta é para mim um exemplo de humildade, prudência. Ela tinha um grande amor pelos órfãos e isso me inspira”, disse.

“Madre Assunta foi uma mulher muito corajosa. Ela não hesitou em responder ao chamado de Deus. Eu também a vejo como uma mulher missionária no seu humilde e incondicional serviço aos mais necessitados”, acrescentou a Irmã Catherine Petalcurin, missionária Scalabriniana em Chicago (EUA).