Laudato si’ incentiva a mobilização pela defesa do meio ambiente na PUC-SP

A A
Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, a PUC-SP realizará o Encontro “Laudato si’ - um chamado à Ecologia Integral”
Publicado em: 24/09/2015 - 10:15
Créditos: Jornal O SÃO PAULO e Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP

O compromisso social da PUC-SP é bem conhecido na cidade de São Paulo. Há décadas, a Instituição se distingue no cenário das universidades brasileiras pela vinculação entre produção acadêmica, formação qualificada de seus alunos e ação em defesa dos pobres, excluídos e injustiçados. Pouca gente sabe, contudo, que a PUC-SP também é um centro de pesquisa na área ambiental, sempre dentro dessa marca de compromisso social e formação humanista.

A encíclica Laudato si’ está sendo uma oportunidade para que essa outra área de atuação da Universidade ganhe visibilidade, crie novos vínculos e se difunda entre alunos, professores e funcionários. Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, a PUC-SP realizará o Encontro “Laudato si’ - um chamado à Ecologia Integral”, uma realização que conta com mais de dez grupos de pesquisa e núcleos da Universidade, em parceria com a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e apoio dos jornais O Estado de S.Paulo e O SÃO PAULO, da Paulinas Editora e da revista O Mensageiro de Santo Antônio. O encontro contará com várias mesas-redondas, com a presença do Cardeal Odilo Scherer, Cardeal Cláudio Hummes e de Dom Carlos Lema Garcia, além de professores da PUC-SP e jornalistas especializados (veja programação completa ao lado).

Antes disso, desde a segunda-feira, 21, o Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP está promovendo atividades de sensibilização e conscientização para a importância da questão ambiental, tais como apresentações de um coral infantil nas áreas abertas do campus e exposição de banners e filmes sobre o tema ambiental na rede de TV interna da Universidade.

Entre as propostas que serão apresentadas e debatidas no evento está a construção de uma rede que permita a profissionais e militantes ligados à área ambiental continuar a refletir e aprofundar as implicações da Encíclica para a defesa do meio ambiente, e uma Programação de Aceleração da Sustentabilidade (PAS), voltada à conscientização e mobilização da sociedade, a partir da universidade, para a realização de práticas que ajudem na construção de um modo de vida digno, saudável e sustentável para todos.

Trabalho sobre temas ambientais na Universidade

O encontro permitirá que se evidencie a existência de grupos e linhas de pesquisa na Universidade pouco conhecidos e com trabalhos, às vezes, até surpreendentes. O Núcleo Configurações Contemporâneas da Clínica Psicológica, por exemplo, reúne num mesmo grupo a pesquisa, a Psicologia Ambiental e a Psicologia e Espiritualidade. O grupo, que já é um dos primeiros a se dedicar a estudos sobre bem-estar, estilo de vida e sustentabilidade, inovou ao incluir a espiritualidade para a compreensão de condutas pró-ecológicas, em 2009. Parece até que já estava se preparando para a Laudato si’.

Nesse campo da relação entre meio ambiente e espiritualidade, o evento reunirá, também, grupos dedicados ao estudo de espiritualidade e educação, teologia e literatura, permitindo um painel das possibilidades de contribuição da Universidade nesta área.

No terreno da economia e da administração, a PUC-SP conta com a Cátedra Ignacy Sachs para o Ecossociodesenvolvimento. Além de vários projetos de pesquisa e extensão, a Cátedra mantém vínculos com várias redes internacionais de pesquisa como a World Future Society, o Projeto Milênio e a Red Iberoamericana de Prospectiva. No Direito, o trabalho é desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Ordem Política, Econômica e Social e o Meio Ambiente. Agora, por ocasião do evento sobre a Laudato si’, muitos outros núcleos e grupos de pesquisa, ligados às relações internacionais, educação, ciências sociais, etc., irão se incorporar a essa reflexão.

A PUC-SP tem ainda dois cursos de especialização voltados à área ambiental (Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade, Lideranças Inovadoras para Sustentabilidade), oferecidos por meio da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP (COGEAE).

Parceiros e apoiadores

A organização do evento conta com a colaboração da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), que é um espaço de identificação, atração, formação e apoio à ação de lideranças, constituindo-se em uma rede de pessoas alinhadas em princípios e valores (ética, transparência, justiça social, amizade cívica e sustentabilidade), comprometidas em debater e construir uma visão compartilhada de desenvolvimento sustentável para o Brasil. Contando com uma rede nacional de mais de 368 líderes políticos, incluindo parlamentares e membros do executivo, jovens e empreendedores cívicos, a RAPS busca construir um futuro que possa atender, com equilibro, as dimensões social, ambiental, econômica e política, de forma que uma não fique subjugada à outra, e colaborar com a transformação do Brasil em um país justo, próspero, democrático e sustentável.

O jornal O Estado de S.Paulo, que tem uma longa história de apoio a causas ambientais também se incorporou à organização do evento, bem como o jornal O SÃO PAULO, a Paulinas Editora e a revista O Mensageiro de Santo Antônio, dos Frades Menores Conventuais (franciscanos). Todos unidos na reflexão e difusão sobre o ideal de uma vida cristã comprometida com os pobres e o meio ambiente, tal como propõem os dois franciscanos: o santo de Assis e o papa de hoje.

Confira a programação do evento

 

Laudato si’ é um grande convite para que aprendamos a estar sempre fascinados pelo dom da vida, reconhecendo toda a criação como sinal de um grande amor por nós. É do fascínio pela beleza da vida e pelo reconhecimento cheio de gratidão pelo dom recebido que pode nascer um verdadeiro compromisso para com os pobres e todos os que sofrem, de uma forma que não é nem moralista, nem ideológica.
Francisco Borba Ribeiro Neto, biólogo e sociólogo, coordenador do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP, um dos organizadores do evento.

 

O Programa de Aceleração da Sustentabilidade (PAS) tem o intuito de conscientizar e mobilizar a sociedade, a partir da Universidade, para se posicionar proativa e construtivamente perante a atual crise sistêmica, aproveitando o foco e a mensagem da Ecologia Integral na Laudato si’, para promover uma Cultura da Sustentabilidade.
Arnoldo de Hoyos, professor do Departamento de Pós-Graduação em Administração da PUC-SP - irá coordenar a mesa-redonda “Propostas de Projetos Alinhados à Mensagem da Laudato si’”, na quarta-feira, 30 de setembro, pela manhã.
 

A Encíclica Laudato si’, apresentada pelo Papa Francisco, representa um importante documento, convocando a comunidade cristã católica a debater e atuar em favor de soluções aos desafios ambientais, sociais e econômicos.
Marcos Vinicius, fundador e Diretor Executivo da RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, uma das entidades organizadoras do evento.

Nas discussões científicas da Rio +20, já se mostrava urgente aliar a mudança de postura do homem frente à pesquisa e à aplicação de novas técnicas e métodos, visando o desenvolvimento sustentável. A engenharia e a inovação têm como pressuposto auxiliar na promoção da qualidade de vida da humanidade. Contudo, inúmeras vezes podem tornar-se processos desumanizadores com consequências prejudiciais ao homem, ao meio ambiente e à sociedade. Tal é a importância dessa discussão, sinalizada pela participação do Papa Francisco na próxima Assembleia Geral da ONU e na Conferência Mundial sobre o Clima em Paris (dezembro/2015).
Marcelo Barroso, doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento, coordenador do curso de Engenharia de Inovação – ISITEC - participará da mesa-redonda “Tecnologia e Ecologia na Encíclica do Papa Francisco”, na quarta-feira, 30 de setembro, à noite.

 

O Papa Francisco, uma vez que trata o problema ambiental não só do ponto de vista ambiental, econômico e social, mas também sob o aspecto moral, chama todo o mundo à responsabilidade de lidar com a questão. O Papa não é o primeiro a frisar que as populações pobres de países em desenvolvimento devem ser as que vão mais sofrer com um planeta com o clima alterado. Também não é sua prerrogativa alertar para o impacto à biodiversidade nem aos males do consumismo excessivo. Cientistas e ambientalistas têm falado isso há décadas, e Francisco, na verdade, se consultou com eles antes de escrever a Encíclica e incorporou o consenso científico em sua mensagem, mas a expectativa é que só agora, na voz do Papa, as pessoas possam fazer a conexão entre planeta e humanidade.
Giovana Girardi, repórter de ambiente e ciência do jornal O Estado de S. Paulo - participará da mesa-redonda “O compromisso ético, político e econômico com o meio ambiente na Laudato si’”, na terça-feira, 29 de setembro.

O contexto dos problemas ambientais implica no estudo das inter-relações pessoa-ambiente, e qualquer análise que se faça sobre soluções possíveis deve considerar os comportamentos do ser humano ante seu ambiente. Como ressaltado na Avaliação Ecossistêmica do Milênio (www.maweb.org), em áreas onde ocorreu redução da espiritualidade, houve aumento correlato de devastação e degradação ambiental. Não há como garantir bem-estar sem garantir nossa pertença à Terra! Por isso, é tão importante o apelo do Papa Francisco: “O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona (...). A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum” (Laudato si’, 13).
Marlise A. Bassani, professora de Psicologia da PUC-SP, dedica-se à pesquisa em Psicologia Ambiental e Psicologia e espiritualidade - participará da mesa-redonda “Espiritualidade e meio ambiente na Laudato si’”, na quinta-feira, 1º de outubro.