Igreja no Brasil celebra a Semana Nacional da Vida

A A
Bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42) é o tema da Semana, organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB, que vai do dia 1° a 8 de outubro
Publicado em: 05/10/2017 - 10:30
Créditos: Redação

Começou no dia 1º, a Semana Nacional da Vida, que segue até o domingo, 8, Dia do Nascituro. A Semana é organizada anualmente pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB. 

O tema proposto para a reflexão neste ano é “Bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42), em consonância com a celebração do Ano Mariano Nacional. Segundo Dom João Bosco de Sousa, Bispo de Osasco (SP) e Presidente da referida Comissão, a proposta dessa semana é fazer com que os fiéis pensem no significado da vida, “o maior presente que recebemos de Deus. Defender a vida é defender a Deus!”, afirmou. 

Durante os oito dias, as dioceses, paróquias e comunidades devem se reunir e promover atividades que girem em torno do tema proposto, por meio do subsídio “Hora da Vida”, já disponível no site da CNBB.

O material sugere às famílias o atendimento ao chamado do Papa Francisco para uma Igreja em saída, com visitas a gestantes, procura por serviços de acolhida e auxílio a mulheres grávidas que pensam em abortar, aproximação e acompanhamento a mulheres que já abortaram, para que façam um trajeto de encontro com a misericórdia divina, além de ajuda aos marginalizados na restauração de suas histórias.

Dom João Bosco recordou os ensinamentos de São João Paulo II na Encíclica Evangelium Vitae , que reflete sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana.  Já neste documento, o Papa mencionou as ameaças à vida humana, “sobretudo quando ela é débil e indefesa”.

“Estamos vivendo uma cultura que tem simpatia pela morte, seja por conta do egoísmo crasso, das doenças provocadas pelo estresse, das agressões físicas, o tráfico de drogas, as migrações. Todo esse contexto de morte bate à nossa porta. É preciso cultivarmos essa atitude de cuidado com a vida”, ponderou Dom João Bosco. 

Na Arquidiocese de São Paulo, diversas atividades estão acontecendo, em nível paroquial e regional. Uma destas será a “1ª Subida ao Pico pela Vida”, uma caminhada em prol dos direitos do nascituro, no domingo, 8, a partir das 8h, saindo do portão 01 do Parque Estadual do Jaraguá. Em cada paróquia, deverá ocorrer também reuniões de oração e reflexão acerca do tema.