‘Fomos chamados e ungidos para ser servidores da misericórdia’

A A
Afirmou o Cardeal Odilo Scherer aos sacerdotes, durante Missa do Crisma, celebrada na Catedral da Sé nesta Quinta-feira Santa
Publicado em: 24/03/2016 - 16:45
Créditos: Redação

Por Fernando Geronazzo
Fotos: Luciney Martins

Na manhã desta Quinta-feira Santa, 24, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, presidiu, na Catedral da Sé a Missa do Crisma, na qual os padres da Arquidiocese renovaram suas promessas sacerdotais e onde também foram abençoados os santos óleos para os sacramentos do Batismo e unção dos enfermos, e foi consagrado o Santo Óleo do Crisma. A Catedral estava lotada para a Eucaristia, que foi concelebrada pelo arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, e pelos bispos auxiliares da Arquidiocese.

Na homilia, Dom Odilo destacou que essa celebração acontece dentro do Jubileu Extraordinário da Misericórdia e, por isso, convidou os padres a recordar a estreita relação do sacerdócio com a misericórdia. “Renovando nossos compromissos sacerdotais, no Ano Santo da Misericórdia, nós recordamos que fomos chamados e ungidos para ser servidores da misericórdia, com Jesus Cristo, e a seu serviço, chamados a ser testemunhas da misericórdia de Deus para a humanidade”, afirmou.

“Somos sacerdotes por misericórdia de Deus, não por nossos méritos. Sacerdotes por graça de Deus, nós também, necessitados de misericórdia, somos servidores da misericórdia para nossos irmãos, apesar de nossas fragilidades”, continuou o Arcebispo.

Ainda de acordo com o Cardeal, os sacerdotes nunca devem cessar de agradecer a Deus a graça da vocação e apontou que a melhor forma de agradecer a Deus “é fazer com que ela esteja plenamente a serviço da glória de Deus e ao serviço da Igreja, dos nossos irmãos”.

“O serviço do anúncio da Palavra é grande obra de misericórdia que nos deve sempre inspirar a fazer o bem... O serviço dos sacramentos também é obra de misericórdia”, acrescentou Dom Odilo, ressaltando que os sacramentos não são um serviço que  padres tenham em seu poder, mas para os irmãos, para que “a graça e a misericórdia de Deus se estenda a todas as pessoas”.

Também de acordo com o Arcebispo, alguns sacramentos, de modo especial, caracterizam o serviço da misericórdia, como a  Reconciliação, o “sacramento do perdão”, que restaura a vida. “No serviço da Confissão, nós somos convidados a fazer tantas outras obras de misericórdia”, salientou o arcebispo, recordando que no atendimento dos fiéis, os sacerdote realiza os serviços da escuta, da paciência, da aconselhamento, do consolo. “Tantas obras de misericórdia estão incluídas no serviço do sacramento da Confissão”, completou.

Recordando o Papa Francisco, o Cardeal frisou que “o confessionário não é um tribunal de condenação, mas um tribunal de misericórdia”. “Lembremos sempre, quando ouvirmos os nossos irmãos em Confissão, ajudemos a que sinceramente encontrem a misericórdia de Deus”.

A Eucaristia, “sacramento da vida doada por amor”, também foi destacada por Dom Odilo como um serviço sacerdotal de misericórdia. “A Eucaristia também está a serviço da misericórdia de Deus, ajudando as pessoas a se encontrarem sacramentalmente com Jesus Cristo, com aquele que por nós morreu na cruz, que por nós deu a vida e ressuscitou para nos renovar a vida na esperança”, disse, acrescentando, ainda, que esta também é o “grande sacramento da caridade”. 

“Neste dia, dedicado ao sacerdócio, renovemos, profundamente nossa disposição de servir a Deus e a Igreja, na vocação que dentro da Igreja foi feita. E que Deus tenha misericórdia de nós em primeiro lugar, que Deus nos ajude a sermos fiéis até o fim no serviço que nos confiou”, concluiu o Cardeal.

Santos Óleos

Neste ano, a Missa do Crisma reuniu o clero e os fiéis das seis regiões episcopais de modo que foram abençoados os óleos utilizados em todas as paróquias e comunidades da Arquidiocese.

Os óleos são solenemente apresentados aos arcebispo pelos diáconos, e, em seguida, são abençoados os óleos dos Catecúmenos, usado no sacramento do Batismo, e depois o dos Enfermos, administrado na Unção dos Enfermos.

O Santo Óleo do Crisma é usado no Batismo, na unção da Confirmação (Crisma), nas ordenações de sacerdotes (unção das mãos) e de bispos (unção da cabeça), além de ser usado nos ritos de dedicação de igrejas e altares. Antes da Consagração do Crisma, o Arcebispo mistura uma porção de bálsamo perfumado no Óleo, que simboliza o bom odor ou perfume de Cristo que todo cristão ungido deve espalhar pelo mundo através de sua vida e obras.

Incidente

Após a conclusão da missa, uma mulher com sinais claros de algum transtorno se aproximou do Cardeal Scherer o agrediu fisicamente, provocando escoriações nos rosto, sem gravidade.

Em nota, a Assessoria de Comunicação esclareceu que Dom Odilo está bem e confirmou que ele irá presidir todas as celebrações da Semana Santa, previstas em sua agenda.

“A Arquidiocese de São Paulo lamenta o ocorrido e pede a todos os católicos que participem com intensidade e devoção das celebrações do sagrado Tríduo Pascal de paixão, morte e ressurreição de Jesus, que iniciamos nesta Quinta-feira Santa”, garante a nota.

O início desta noite, por meio de sua conta pessoal no Twitter, Dom Odilo tranquilizou seus seguidores na rede e agradeceu a solidariedade. O Cardeal também pediu cuidado com as interpreações em relação à agressora, ressaltando que "a pessoa que o fez precisa de ajuda". 

Leia a Nota de esclarecimento

Confira a programação da Semana Santa na Catedral da Sé