"Falem com clareza e sem temores", diz Papa aos padres sinodais

A A
"Falar claro e ouvir com humildade”: estas são as duas indicações fornecidas pelo Papa Francisco, abrindo a assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família
Publicado em: 06/10/2014 - 09:00
Créditos: Redação com Rádio Vatican

“Falar claro e ouvir com humildade”: estas são as duas indicações fornecidas pelo Papa Francisco, abrindo a assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família, na manhã desta segunda-feira, 6. A reunião, que se realiza na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano, e termina em 19 de outubro.

“Falar claro é a condição básica”, disse o Santo Padre no breve discurso introdutório. “Que ninguém diga ‘isso não se pode dizer, fulano pensará isso ou aquilo de mim’. É preciso dizer tudo o que se sente, a verdade sem temores. No último consistório, em fevereiro passado, quando se falou sobre Família – prosseguiu o Pontífice – um cardeal me escreveu dizendo: ‘pena que alguns cardeais não tiveram coragem de dizer algumas coisas por respeito ao Papa, pensando que ele talvez pensasse diferentemente. Isto não é certo, não é sinodalidade, porque os padres sinodais devem dizer tudo o que, no Senhor, sentem que têm que dizer, sem respeito humano, sem pavor. Ao mesmo tempo – prosseguiu Francisco – deve-se escutar com humildade e acolher, de coração aberto, o que dizem os irmãos. Com estas duas atitudes, se exerce a sinodalidade”.

Concluindo, o Pontífice pediu um favor aos padres sinodais: “Ajam como irmãos no Senhor: falem sem temor e ouçam com humildade; façam-no com muita tranquilidade e paz porque os Sínodos se realizam sempre “cum petro e sub petro” e a presença do Papa é uma garantia para todos e confirmação na fé. Colaboremos unidos para que se afirme a dinâmica da sinodalidade”.

 

Leia também:


Papa Francisco inaugura Assembleia Extraordinária do Sínodo do Bispos

Saiba mais do Sínodo sobre a Família

Casal paulista participará do Sínodo sobre a família

Dom Odilo Scherer: Sínodo dos Bispos em assembleia extraordinária