Encontro de jurisprudentes reflete sobre o valor da família

A A
<p>&nbsp;O evento foi promovido em conjunto pela Fundação São Paulo, pelo Pontifício Conselho para a Família e pela Academia de Jurisprudentes de Língua Portuguesa.</p>
Publicado em: 11/11/2014 - 13:30
Créditos: Redação

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) sediou nos dias 10 e 11 o 3º Encontro de Jurisprudentes de Língua Portuguesa com o tema "Família: patrimônio da Humanidade”. O evento foi promovido em conjunto pela Fundação São Paulo, pelo Pontifício Conselho para a Família e pela Academia de Jurisprudentes de Língua Portuguesa.

Entre os participantes estavam o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, e o secretário do Pontifício Conselho para a Família, Monsenhor Ricardo Menusali.

No encontro, foram abordadas questões como “A Família como uma entidade interdisciplinar”; “O direito e a família: os direitos das famílias”; “Os novos horizontes da família: mudança, evolução ou quebra de paradigmas?”; “A educação das famílias e a missão de formar pessoas”; “As cidades e as famílias: a questão da urbanização e a moradia nas metrópoles” e “Família e comunicação: os desafios no século XXI”.

“Este encontro vem de uma sequência de dois eventos realizados no Vaticano, que discutiram sobre a família em diferentes aspectos, como a ética e o que a família representa na atualidade”, explicou o professor da Faculdade de Direito da PUC-SP Marco Antonio Marques da Silva.

Também de acordo com o Professor, a família é a base de tudo, independentemente de qual seja a visão ideológica ou política. Nesse sentido, que as mesas de debates do encontro contaram com a participação não somente de juristas, mas psicólogos, sociólogos, educadores, arquitetos, para que houvesse uma noção de como as famílias vivem na atualidade, em busca de “uma visão da família realmente como célula principal da existência do Estado e de uma sociedade”.

Dom Odilo destacou que os trabalhos da Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, realizada em outubro, sobre os “Desafios pastorais da família no contexto da evangelização”, proporcionaram uma reflexão sobre a situação da família no mundo todo. “Não há lugar no mundo onde não exista a família, embora com conotações diversas, vários ambientes culturais, mas é uma realidade”, afirmou Dom Odilo, que também chamou a atenção para o fato de a família estar “exposta a uma imensa pressão que vem de vários fatores, sobretudo uma mudança cultural ou de época, que atingem todos os ambientes da vida, dos referenciais e dos valores”.

O Arcebispo também manifestou apreço pela iniciativa do encontro. “Do ponto de vista da lei civil, da jurisprudência, que se olhe para a família e se esteja interessado em perceber o que está acontecendo e como ajudar a família de alguma forma. Há muitos desafios decorrentes desse conjunto de fatores que não só percebemos do ponto de vista religioso, da Igreja, mas do ponto de vista da realidade da família na sociedade”.