Dom Odilo: Páscoa é oportunidade de 'renovar nossa adesão a Jesus Cristo'

A A
Na Catedral da Sé, arcebispo de São Paulo, batizou 12 ex-moradores de rua e uma bebê na celebração que conclui o Tríduo Pascal
Publicado em: 27/03/2016 - 09:45
Créditos: Redação

Por Fernando Geronazzo
Fotos: Luciney Martins

Na noite deste Sábado Santo, 26, os cristãos mais uma vez anunciaram a ressurreição de Jesus Cristo na solene Vigília Pascal. Na Catedral da Sé, a celebração foi presidida pelo arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer.

Reunidos na praça da Sé diante das escadaria da Catedral, os fiéis acompanharam a bênção do “fogo novo”, do qual foi aceso do Círio Pascal, grande vela que simboliza o Cristo ressuscitado. O interior escuro da Catedral foi iluminado com a luz do Círio trazida por um diácono que entoou por três vezes “Eis a luz de Cristo!”, enquanto os celebrantes e fiéis acendiam suas velas dessa mesma luz, para ouvirem a proclamação solene da Páscoa do Senhor.

Conhecida como a “mãe de todas as vigílias”, a Vigília Pascal conclui o Tríduo Pascal. Na Igreja primitiva, essa celebração acontecia durante toda a noite, preparando os fiéis para o alvorecer do domingo da ressurreição do Senhor. Na liturgia da palavra, são proclamadas sete leituras do Antigo Testamento, que recordam a história da salvação do povo de Deus, seguidas de salmos e orações. Em seguida, é entoado o hino de louvor “Glória a Deus nas alturas”, e proclamada uma leitura do Novo Testamento. Omitido durante toda a Quaresma, a aclamação do “Aleluia” foi entoado solenemente para anunciar a o evangelho que narra a ressurreição de Jesus.

A Vigília Pascal também é marcada pela liturgia batismal, na qual todos os fiéis renovam suas promessas batismais e novos cristãos recebem os sacramentos da Iniciação Crista. Na Catedral, 12 adultos foram batizadas por Dom Odilo, receberam a unção da Confirmação (Crisma) e fizeram sua primeira comunhão. Essas pessoas são ex-dependentes químicos que viviam em situação de rua e foram colhidas e preparadas pela Missão Belém.  O Arcebispo também batizou uma bebê que completou um mês de vida neste Sábado.

Na homilia, o Cardeal ressaltou que na noite santa da Vigília Pascal, todos são convidados a proclamar com a Igreja e a renovar interiormente a fé em Jesus, salvador, crucificado, sepultado e ressuscitado para a salvação da humanidade e a renovar interiormente  “Temos a possibilidade de renovar conscientemente nossa adesão de fé a Jesus Cristo, de acolher a água pura, a graça de Deus, do Espírito Santo, da vida nova que nos é dada para podermos viver com Cristo a vida nova”.

Dom Odilo manifestou a alegria em saber que na noite de Páscoa, assim como na Catedral, tantas pessoas foram batizadas pelo mundo, como na China, de onde chegaram notícias de que cerca de 30 mil pessoas receberam o Batismo. “Alegremo-nos! Tenhamos serena alegria e satisfação por sermos batizados em Cristo, membros da família, seu povo. Honremos sempre em nossa vida a dignidade que nos foi dada no nosso Batismo e ajudemos o nossos irmãos a também viver a alegria da fé da participação na família de Deus e a missão de testemunhar Jesus Cristo vivo e ressuscitado no meio do mundo”.

De acordo com o Cardeal, o cristão nunca se pode dar por vencido, assim como Jesus nunca foi vencido, mas venceu a morte, venceu também o mal, venceu quem o crucificava. “Jesus não venceu para derrota-los, mas para os salvar também. Assim, nós, cristãos, não somos aqueles que combatem os que não creem ou os que creem diferentemente de nós, mas de conquista-los para Cristo para a vida a vida nova, para viverem a dignidade dos filhos de Deus como irmãos, amando-se uns aos outros como também nós aprendemos de Cristo.

Que o Senhor ressuscitado renove em nós a graça do seu Espírito, alegria da fé, a alegria da pertença à Igreja e o fervor missionário para transmitirmos aos outros as riquezas da fé que nós mesmos também recebemos”, concluiu.

Neste domingo, às 11h, Dom Odilo preside a missa solende do Domingo da Páscoa da Ressureição, transmida pela Rádio 9 de Julho (AM 1600 kHz), pela TV Ultrafarma (Canal 33) ou por este link.

Assista à saudação de Páscoa do Cardeal Odilo Scherer