Dom Odilo: Natal é a expressão da misericórdia de Deus na família

A A
Na missa da Noite de Natal, na Catedral da Sé, o arcebispo de São Paulo destacou a valorização da família pela Igreja e o Jubileu da Misericórdia
Publicado em: 25/12/2015 - 12:15
Créditos: Redação

O arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, presidiu a missa da noite de Natal do Senhor à meia noite desta sexta-feira, 25, na Catedral da Sé. Na homilia, ele recordou que das muitas coisas belas trazidas pelo Natal, neste ano, destacam-se duas: a família e a misericórdia.

Lembrando a atenção dada pela Igreja à família durante o ano de 2015, com a preparação e realização do Sínodo dos Bispos sobre a família, em outubro passado, e também com o Encontro Mundial das Famílias, nos Estados Unidos, em setembro, Dom Odilo ressaltou que o Natal é uma festa da família, pois celebra fatos ligados à vida da família.

“O anúncio do nascimento, o noivado, a gravidez, a espera e o nascimento do filho, a alegria e, ao mesmo tempo, as preocupações. A criança que é apresentada no templo a Deus. Os pais que têm que fugir para o exílio porque alguém quer matar a criança... Jesus que nasce e nós o reconhecemos na fé como Filho de Deus que se fez homem. Deus, que, por meio dele, entra no mundo numa família e participada da vida da família”, recordou o Cardeal.

O Arcebispo afirmou, ainda, que durante toda a história da salvação Deus aparece caminhando com a família e a chamando para colaborar com seu plano de Salvação em favor da humanidade. “Também as nossas famílias hoje são lugares onde Deus está, onde ele se manifesta. O filho de Deus se tornou ‘emanuel’, Deus conosco, sim, de maneira toda expressiva na vida da família”, afirmou Dom Odilo, recordando que o lema da Novena de Natal proposta pela Arquidiocese para este ano foi: “Família, aqui há lugar para Jesus”.

Lugar de misericórdia

Ao falar sobre o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco e iniciado no último dia 8, Dom Odilo também o relacionou com a família. “O Natal é a expressão máxima da misericórdia de Deus para com todos nós. O Papa Francisco recentemente disse que a família é lugar da misericórdia de Deus, onde ele exerce sua misericórdia muito concretamente e onde também todos os membros da família são convidados a praticar as obras de misericórdia”, disse.

“Que a grande misericórdia de Deus, que se manifestou em jesus de Nazaré, em seu nascimento,  para toda a humanidade, seja acolhida e exercida também em todas as famílias”, acrescentou o Cardeal, pedindo, por fim: “Que o nascimento de Jesus traga hoje, bênção, paz e misericórdia para todos nós”.

No final da celebração, a imagem do Menino Jesus foi levada em procissão e colocada no presépio da Catedral. Na manhã desta sexta-feira, 25, Dom Odilo presidiu, também na Sé, a missa solene do Dia de Natal.

Leia a mensagem de Natal do arcebispo de São Paulo

Veja a saudação de Natal de Dom Odilo Scherer