Dom Odilo ao clero: ‘Somos servidores do sacerdócio de Cristo’

A A
Nesta celebração foram abençoados os óleos usados nos sacramentos do Batismo e Unção dos Enfermos e é consagrado o óleo do Crisma
Publicado em: 06/04/2023 - 23:00
Créditos: Redação

Na manhã desta Quinta-feira Santa, 6, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, reuniu-se com o clero arquidiocesano para a celebração da Missa Crismal.

Nesta celebração, são abençoados os óleos usados nos sacramentos do Batismo e Unção dos Enfermos e é consagrado o óleo do Crisma, usado nos sacramentos do Batismo, Confirmação, nas ordenações sacerdotais e episcopais, além das dedicações de altares e templos. Também nesta missa, os padres renovam suas promessas sacerdotais diante do arcebispo, por ocasião da recordação da instituição do sacerdócio ministerial.

UNGIDOS

Na homilia, Dom Odilo partiu do Evangelho dessa liturgia, no qual Jesus, lê, na sinagoga, um trecho do livro do profeta Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova…”

“Nós estamos aqui para recordar e agradecer este dom que continua na Igreja, no povo messiânico, sacerdotal, ungido para receber o Espírito Santo, para anunciar as maravilhas de Deus em sua vida mediante o dom da fé, testemunhar o Reino de Deus presente entre nós”, afirmou o Cardeal.

Dirigindo-se aos padres, o Arcebispo ressaltou: “De modo muito particular, nós, sacerdotes, também recordamos a nossa ordenação, mediante a qual fomos chamados a termos parte no ministério ordenado, isto é, no serviço de Jesus Cristo, sacerdote, pastor, Palavra de Deus enviada ao mundo, para servir à humanidade”.

Dom Odilo agradeceu aos bispos auxiliares que, com ele, compartilham a responsabilidade do governo da Arquidiocese e, de igual modo, a todos os padres e diáconos, pelo serviço realizado na Igreja em São Paulo. “Somos servidores do sacerdócio de Cristo. Ele é o Sacerdote, é a Palavra, o Pastor”.

De modo especial, o Cardeal Scherer dirigiu seu pensamento e orações aos sacerdotes idosos e enfermos, impossibilitados de concelebrarem a missa. “Queremos estar unidos a todos, uma vez que o sacerdócio recebido nos reúne em uma fraternidade sobrenatural, profunda, que vai além, dos laços de sangue, sociais, de simpatia ou cultura”, destacou.

PROMESSAS

Referindo-se à renovação das promessas sacerdotais, Dom Odilo sublinhou que essas são o sinal da acolhida e disponibilidade em relação ao dom recebido de Deus. “Recebemos grandes dons que nos dignificam, sem dúvida, apesar dos nossos pecados. Por isso, somos chamados a sermos santos para também sermos dignos de exercer esses dons. Em nossa fragilidade, São confiados esses dons imensos para que nós os desempenhemos, em nome de Cristo em favor do povo de Deus”, disse.

“Somos ministros de Deus, de Jesus Cristo. Isso nunca deveríamos esquecer”, reforçou o Arcebispo, recordando ainda, que os sacerdotes são distribuidores dos mistérios da salvação ao povo de Deus, com generosidade e dedicação, acrescentando que os dons oferecidos são os sacramentos, o anúncio da Palavra de Deus e o serviço da caridade.

“Queridos sacerdotes, somos consagrados para conduzir o povo de Deus como pastores às fontes da salvação. Não somos nós os salvadores”, salientou o Cardeal, recordando Santo Agostinho, que definia o serviço dos pastores como um “ofício de amor”.

Em seguida, Dom Odilo convidou os padres refletirem: “Como vivemos as nossas promessas sacerdotais? Que, de novo, elas [as promessas] sejam feitas de maneira muito consciente e pessoal”.

“Não somos profissionais autônomos. Somos ministros de Jesus Cristo e por meio deles servidores da Igreja”, frisou o Arcebispo, completando que as promessas sacerdotais são “um chamado à constante conversão pessoal e à busca da fidelidade, cada dia, perseverante e mais aprofundada”.

“Sempre é tempo de voltar ao primeiro amor”, afirmou o Cardeal, lembrando a exortação de São Paulo a Timóteo: “Renova em ti o dom que recebeste mediante a imposição das mãos e da graça do Espírito Santo que age em ti”.

GRATIDÃO

Em nome do clero, o Padre José Roberto Abreu de Mattos, Reitor da Basílica de Sant’Ana, saudou o Cardeal Scherer por ocasião da Páscoa. O Sacerdote recordou que no próximo dia 29, comemora-se o 16º aniversário da posse de Dom Odilo com Arcebispo de São Paulo.

“Pastor intrépido, emprega sua vida toda ‘em memória’ daquele que por nós se entregou e permaneceu estar conosco todos os dias até o fim dos tempos!”, afirmou o Padre, recordando o lema episcopal de Dom Odilo, “Em memória de mim”.  

Padre José Roberto destacou, ainda, que o Arcebispo não mediu esforços para renovar os caminhos da Igreja Particular de São Paulo, através da realização de nosso primeiro sínodo arquidiocesano, concluído no último dia 25 de março, considerada, antes de tudo, “ponto de partida para renovar nossas disposições de viver a comunhão na Igreja, superando divisões e qualquer fermento de divisão entre os cristãos”.

“Renovamos nossa alegria de participar da família da Igreja, dos bens da fé e da vida cristã. Renovamos nosso ardor missionário no testemunho de nossa fé e na transmissão da fé às novas gerações e àquelas pessoas que não a têm. A Boa Notícia da Ressurreição de Jesus não pode ficar retida em nós! É preciso que levemos adiante!”, completou o Sacerdote.

Tags