Dom Odilo anuncia a retomada dos trabalhos do sínodo arquidiocesano

A A
Paróquias realização atividade de preparação para a assembleia sinodal arquidiocesana
Publicado em: 08/02/2022 - 18:15
Créditos: Redação

A Arquidiocese de São Paulo prepara-se para a retomada dos trabalhos do caminho sinodal iniciado em 2017. Devido às restrições da pandemia de COVID-19, a realização da assembleia sinodal arquidiocesana prevista para acontecer em 2020 foi suspensa. 

Em carta enviada aos membros da assembleia sinodal arquidiocesana, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, ressaltou que os dois anos de suspensão das atividades não foram um tempo perdido. “Com toda a Igreja, fomos confrontados com novas situações, como a pandemia, a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe e o sínodo universal – ‘por uma Igreja sinodal’, em ‘comunhão, participação e missão’”, afirmou.

“O que aprendemos com essas novas situações e vivências? O que Deus nos está mostrando? O que o Espírito Santo diz à Igreja mediante essas novas questões e por meio da palavra da Igreja durante esse novo período? Quais novas questões desse período precisam ser levadas em conta pela assembleia sinodal arquidiocesana?”, indagou o Arcebispo, propondo a realização de uma pré-assembleia para retomar as reflexões realizadas nas primeiras etapas do sínodo, enriquecidas com os aprendizados e vivências desse período de emergência sanitária. 

A pré-assembleia terá início em todas as paróquias da Arquidiocese no dia 13 de março e consistirá na realização de suas reuniões ampliadas do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), a partir de propostas de reflexões e roteiros a serem fornecidos pela Comissão Arquidiocesana do Sínodo. As contribuições desses encontros serão reunidas pelas regiões episcopais e encaminhadas para a Secretaria-geral do sínodo. 

No dia 7 de maio, acontecerá na Catedral da Sé uma celebração de reabertura da assembleia sinodal arquidiocesana, cujos membros serão convocados novamente para os trabalhos.  

Com o tema “Caminho de comunhão, conversão e renovação missionária”, o sínodo arquidiocesano foi convocado pelo Cardeal Scherer na celebração de Corpus Christi de 2017. Na ocasião, o Arcebispo convidou toda a Igreja em São Paulo a “olhar-se no espelho”, refletir sobre sua presença e missão da cidade, perguntar-se se a atual organização pastoral, administrativa correspondem aos desafios atuais da sociedade.

“Nosso sínodo será uma grande bênção para toda a nossa Arquidiocese. Estamos em sintonia com o Papa Francisco, que nos chama a sermos uma Igreja sinodal, com as qualidades da comunhão, participação e missão”, completou Dom Odilo na recente carta.