Dom Odilo: A Igreja Católica é apostólica, está assentada no testemunho dos Apóstolos

A A
.
Publicado em: 23/09/2020 - 21:30
Créditos: Redação

O programa “Diálogos de Fé”, do domingo, 20, veiculado pela rádio 9 de Julho e pelas mídias sociais da Arquidiocese de São Paulo, foi feito pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer diretamente de Içara (SC), na Diocese de Criciúma, onde, no dia anterior, o Arcebispo Metropolitano de São Paulo presidiu a missa de ordenação episcopal de Dom Ângelo Ademir Mezzari, nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo pelo Papa Francisco (leia mais na página 13). Dom Ângelo tomará posse do ofício em missa na Catedral da Sé, em 4 de outubro, às 11h.

Dom Odilo ressaltou que a ordenação de um bispo é um momento da graça de Deus, pois se recorda que a Igreja Católica é apostólica, está fixada no testemunho dos apóstolos, dos quais os bispos são sucessores, unidos ao Papa. O Arcebispo lembrou que todo bispo católico é nomeado pelo Sumo Pontífice e que a cerimônia de ordenação é feita por, ao menos, três bispos católicos que impõem as mãos sobre aquele que será ordenado.

A ordenação de Dom Ângelo no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, aconteceu seguindo todos os protocolos sanitários recomendados diante da atual pandemia de COVID-19. No programa do domingo, Dom Odilo lembrou que os cuidados preventivos ao novo coronavírus precisam ser mantidos pelas pessoas: “Se não cuidarmos da própria saúde, colocaremos em risco a saúde dos outros”.

O Arcebispo de São Paulo falou, ainda, sobre o Evangelho do 25o Domingo do Tempo  Comum (Mt 20,1-16a), em que Jesus conta a seus discípulos a parábola do patrão que paga a todas as pessoas que contratou um mesmo valor, independentemente do horário em que começaram a trabalhar, após terem sido por ele convidados.

Dom Odilo lembrou que, nesta passagem, Jesus ensina que “Deus nos dá conforme sua generosidade, e não por nossos méritos. Não temos nada o que reclamar se Ele é generoso para com todos”.

“Devemos confiar na providência divina, trabalhar com generosidade e alegria, pois o certo é que Deus recompensa muito mais do que nós esperamos”, disse o Arcebispo.

(Colaborou: Flavio Rogério Lopes)

Clique aqui e leia a íntegra do programa do último domingo.