Dom Eduardo Vieira dos Santos é nomeado bispo de Ourinhos (SP)

A A
Bispo Auxiliar de São Paulo desde 2015, Dom Eduardo exercia o ofício de Vigário Episcopal para a Região Sé
Publicado em: 19/05/2021 - 08:45
Créditos: Redação

O Papa Francisco nomeou Dom Eduardo Vieira dos Santos bispo da Diocese de Ourinhos (SP) na quarta-feira, 19, transferido-o da sede titular de Bladia e do ofício de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, onde é Vigário Episcopal para a Região Sé.

Conforme previsto no Cânon nº 401 §1 do Código de Direito Canônico, dom Salvador Paruzzo apresentou, em 15 de junho de 2020, seu pedido de  renúncia ao Santo Padre por se aproximar dos 75 anos.

Em entrevista ao O SÃO PAULO, por telefone, Dom Eduardo afirmou que acolhe com alegria a nova missão confiada pelo Papa.

“Uma vez padre e bispo, pertencemos à Igreja. Portanto, a Igreja chama e acolho essa nomeação com muita serenidade e esperança, esperando poder contribuir par ao bem na Diocese de Ourinhos”, manifestou.

LEIA TAMBÉM:

Cardeal Scherer saúda Dom Eduardo Vieira dos Santos, nomeado bispo de Ourinhos (SP)

Gratidão e esperança

Há 34 anos em São Paulo, sendo os últimos seis como Bispo Auxiliar, Dom Eduardo destacou que levará consigo uma rica experiência vivida na Igreja na capital paulista. “Levo também muita gratidão a esta Arquidiocese que me ordenou padre que também me acolheu como Bispo. Aqui eu pude aprender muito com os leigos, os padres, religiosos, religiosas, de modo muito particular com o Arcebispo e, com ele, o conselho de bispos”, afirmou.

Ao povo da Diocese de Ourinhos, o Bispo nomeado transmitiu a primeira mensagem de “Paz e bem”. Ele recordou que esta é uma diocese jovem, com 22 anos de criação, e ressaltou o trabalho realizado por Dom Salvador Paruzzo.

“Desde já, acolho no meu coração todo o povo da Diocese de Ourinhos. Que possamos, na alegria, na esperança, caminhar juntos como irmãos, como cristãos”.

A posse de Dom Eduardo como Bispo Diocesano de Ourinhos será no dia 3 de julho, às 15, em local a ser definido.

Biografia

Dom Eduardo nasceu no dia 18 de março de 1965 em Bom Sucesso (PR). Em 1988, ingressou na Congregação de Santa Cruz, em São Paulo, chegando a emitir os votos solenes e a receber a ordenação diaconal no mesmo instituto.

Em 15 de dezembro de 2000, foi ordenado  presbítero e incardinado no clero da Arquidiocese de São Paulo. Em seguida, foi Pároco da paróquia São João Gualberto durante 7 anos. De 2008 a 2013, foi Vice-Reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor, da Arquidiocese de São Paulo, ao mesmo tempo, encarregado de acompanhar os diáconos permanentes da Arquidiocese.

De 2008 a 2014, desempenhou o cargo de Chanceler do Arcebispado de São Paulo. Em 2013 foi nomeado Cura da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo Apóstolo (Sé).

Foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo em 10 de dezembro de 2014, pelo Papa Francisco, recebendo a ordenação episcopal em 7 de fevereiro de 2015, na Catedral da Sé.

Formação

Além do bacharelado e da licenciatura em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Dom Eduardo é graduado em teologia pelo Instituto Teológico Pio XI, de São Paulo. Obteve mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma (PUL), por meio do Instituto de Direito Canônico “Padre Dr.Giuseppe Benito Pegoraro”, atual Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, da Arquidiocese de São Paulo.