Dom Devair é ordenado bispo em Franca

A A
Na manhã deste domingo, 1º,ocorreu a ordenação episcopal de Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar de São Paulo
Publicado em: 03/02/2015 - 13:00
Créditos: Redação com Portal GCN

O Ginásio Poliesportivo “Pedrocão”, em Franca (SP), ficou lotado na manhã deste domingo, 1º, para a ordenação episcopal de Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar de São Paulo. O ordenante principal foi o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, e os co-ordenantes foram Dom Paulo Roberto Beloto, bispo diocesano de Franca, e Dom Diógenes Silva Matthes, bispo emérito da mesma diocese.A celebração também contou com a presença de 16 bispos e muitos padres do clero de Franca e representantes do presbitério de São Paulo, em especial da Região Episcopal Brasilândia, para onde Dom Devair será designado vigário episcopal.

O momento mais marcante da ordenação é a imposição das mãos feitas pelos ordenantes, seguidos dos demais bispos, em sinal da comunhão episcopal. Em seguida, o presidente da celebração faz a prece de ordenação, enquanto dois diáconos seguram o livro dos evangelhos sobre a cabeça do ordenando, que depois é ungida com o óleo do Crisma. Dom Devair recebeu das mãos de Dom Odilo as insígnias episcopais: o anel, a mitra e báculo.

Sua posse no ofício de bispo auxiliar será no sábado, 7, na Catedral da Sé, na missa das 9h30, na qual receberá a ordenação episcopal o Monsenhor Eduardo Vieira dos Santos, também nomeado bispo auxiliar de São Paulo.

A celebração de acolhida de Dom Devair na Região Brasilândia será também no dia 7 de, às 15h, na Paróquia São Luiz Gonzaga (praça Dom Pedro Fulco Morvidi, 1 - Vila Pereira Barreto).

Leia a reportagem completa na edição desta quarta-feira, 4, do jornal O SÃO PAULO, semanário da Arquidiocese.

Biografia

Dom Devair nasceu em Franca (SP), em 1º de fevereiro de 1968. Fez os primeiros estudos na Escola "Professor Otávio Martins de Souza", de Franca. Entrou no Seminário Maior “Nossa Senhora do Patrocínio” em Franca, em 1992. Cursou Filosofia no "Instituto Agostiniano de Filosofia", em Franca (1992 -1994), e, Teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), afilhado à Pontifícia Faculdade de Teologia "Nossa Senhora da Assunção", de São Paulo (1995-1998).

Foi ordenado Sacerdote em 20 de dezembro de 1998 na Paróquia “São Sebastião”, em Franca. Fez ainda o Curso Superior de Processamento de Dados na Universidade de Franca (1987- 1991); Mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2000-2002); Curso de especialização para Formadores nos Seminários na Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP) (2007-2008).

Após a ordenação sacerdotal, foi capelão do Carmelo Santa Teresa e Beata Miriam, em Franca; vigário paroquial nas paróquias Santana, Menino Jesus e São Benedito, em Franca; pároco da Paróquia “São Crispim”, em Franca; reitor do Seminário Diocesano "Nossa Senhora do Patrocínio" (2007 - 2011 e 2013); vice-reitor do Seminário Diocesano "Nossa Senhora do Carmo" (2004-2006); coordenador diocesano de Pastoral (de 2011 até o presente); assessor eclesiástico da Escola de Teologia "São João Batista"; da Escola Diaconal "Santo Efrém"; da Escola "Hallel"; do Boletim Diocesano; foi vigário forâneo da Forania “Santa Gianna”. Atualmente, é Pároco da Paróquia São José, em Orlândia, na diocese de Franca.

Como docente, foi professor no Centro de Estudos da arquidiocese de Ribeirão Preto, no Instituto de Filosofia e Teologia "Nossa Senhora do Carmo", da Diocese de Jaboticabal, e no Instituto de Teologia "João XXIII", da Diocese de Franca.

Exerceu também os cargos de Presidente e Secretário da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil no Estado de São Paulo (OSIB Sul 1). Atuou nos Cursos de Formação para Diretores Espirituais e Lectio Divina, para Formadores; de Especialização para Formadores de Seminário e Casas de Formação; do Encontro de formação missionária para seminaristas.