Dom Carlos Lema convida professores a seguirem o exemplo perfeito educador, Jesus Cristo

A A
Missa na Catedral da Sé marca o dia do profissional da Educação
Publicado em: 18/10/2022 - 13:15
Créditos: Redação

Por ocasião do Dia dos Professores, comemorado no sábado, 15, Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para a Educação e Universidade, presidiu uma missa com profissionais da Educação na sexta-feira, 14, na Catedral da Sé.

Participaram da Eucaristia professores, gestores, agentes e demais profissionais das escolas e universidades públicas e privadas da cidade. A celebração também contou com a presença do secretário municipal de Educação, Fernando Padula Novaes.

Na homilia, Dom Carlos afirmou que essa era ocasião de agradecer a Deus pela vida a missão dos educadores, “que se mostram generosos e dedicados em sua tarefa insubstituível na formação das novas gerações”.

O Bispo destacou, ainda, que este ano, o primeiro após a pior fase da pandemia, “é tempo de restaurar aquilo que foi prejudicial aos alunos durante o tempo de isolamento”.

DIVINO MESTRE

Em seguida, o Vigário Episcopal convidou os professores a meditarem sobre Jesus como modelo mais perfeito de mestre e educador.

“Se, olhando para Jesus, perguntássemos qual é a pedagogia, didática ou método educativo, poderíamos dizer que ele é um grande mestre devido à atenção particularizada com cada um dos seus discípulos. Jesus é um grande mestre pela sua dedicação incansável aos outros”, acrescentou.

Outra característica específica da didática de Cristo elencada pelo Bispo, contrária àquela dos fariseus e hipócritas mencionados no Evangelho do dia, é que ele praticava aquilo que ensinava. “Aqui está a força da pedagogia de Nosso Senhor. Esse é o segredo pelo qual ele atrai a atenção das multidões. Quando Jesus ensinava, as pessoas se sentiam plenamente conectadas, sintonizadas, atentas, como que se alimentando de suas palavras”, completou.

“Todos nós, educadores ou não, precisamos aprender do exemplo de Jesus. Todos deveríamos desejar parecer com ele, no empenho em viver uma vida coerente com aquilo que ele ensinamos, e arrastar os alunos ao caminho do bem”, exortou Dom Carlos.

Todos os educadores e demais colaboradores da comunidade educativa contribuem direta ou indiretamente na fase de formação e consolidação do caráter da juventude. “Queremos melhorar a sociedade? Que haja um ambiente de paz, ordem, respeito, consideração para com as outras pessoas? Para isso precisamos de bons educadores”, concluiu o Bispo.

VALORIZAÇÃO

No fim da missa, Fernando Padula dirigiu sua saudação aos professores, ressaltando que uma das muitas lições trazidas pelo período crítico da pandemia foi a valorização dos profissionais da Educação e da própria escola: “Na pandemia, as pessoas passaram a valorizar mais os professores, ao perceberem a falta que esses profissionais fizeram quando seus filhos estavam impedidos de frequentar as escolas”.

O secretário parabenizou os educadores pelo empenho e compromisso em enfrentar os desafios decorrentes destes tempos, como a evasão escolar e a recomposição de aprendizagem. “Desejamos a todos os professores boa sorte e sucesso. porque o sucesso de vocês é a garantia de uma geração melhor, com plenos conhecimentos, ajudando a formar cidadãos autônomos. Vida longa aos nossos professores”, concluiu.

GRATIDÃO E CONFIANÇA

Em nome dos professores, Magna Rocha agradeceu a Deus pelo dom recebido e a confiança depositada a esses profissionais. “Ser professor é uma bela e exigente missão, especialmente nos dias atuais, recém-saídos de uma pandemia, alguns adoecidos, outros enlutados, muitos cansados, cercados por rumores de guerra, em meio à incerteza em relação ao futuro”, afirmou.
 

“A grande missão que nos foi confiada é a de formar as novas gerações sem um tempo em que parece que nada se sustenta em pé. Nesse cenário, podemos ser dominados pela desesperança e pelo medo”, continuou a educadora, que, em seguida, recordou as palavras do Papa Francisco no momento de oração pelo fim da pandemia conduzido por ele em março de 2020:

“Convidemos Jesus a subir para o barco da nossa vida. Confiemos-Lhe os nossos medos, para que Ele os vença. Com Ele a bordo, experimentaremos – como os discípulos – que não há naufrágio. Porque esta é a força de Deus: fazer resultar em bem tudo o que nos acontece, mesmo as coisas ruins. Ele serena as nossas tempestades, porque, com Deus, a vida não morre jamais”.

“Queridos professores, confiando em Deus, seremos como colunas firmes, não obstante, toda a nossa fragilidade. Apoiemos aquele que é a nossa força e sejamos um sopro de esperança para todos os que nos são confiados”, concluiu Magna Rocha.