Conselheiros do Papa reunidos para a reforma da Cúria

A A
<p>&nbsp;Papa Francisco se reúne na residência vaticana de Santa Marta, onde mora, com os nove Cardeais .</p>
Publicado em: 09/12/2014 - 15:45
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

A partir desta terça-feira, 9, até quinta, 11, o Papa Francisco se reúne na residência vaticana de Santa Marta, onde mora, com os nove Cardeais que o assistem na reforma da Cúria Romana e no governo da Igreja, o chamado C9.

Na entrevista concedida nos últimos dias a Elisabetta Piqué (confira aqui), do jornal argentino La Nacion, Francisco disse que a reforma da Cúria está caminhando, mas que o “processo é lento” e não se pode esperar que termine em 2015. “A reforma espiritual é a que mais me preocupa”, completou.

Após ter examinado a reorganização das Congregações e dos Pontifícios Conselhos, os nove Cardeais conselheiros devem concentrar o trabalho no futuro da Secretaria de Estado.

Esta sessão de encontros é a sétima do C9, depois das reuniões de 1-3 de outubro 2013, 3-5 dezembro 2013, 17-19 fevereiro 2014, 27-30 abril 2014, 1-4 julho 2014 e 15-17 setembro 2014.

O Conselho dos Cardeais, coordenado por Oscar Maradiaga (Honduras) é composto por Piero Parolin (Secretário de Estado), Giuseppe Bertello (Presidente do Governatorato), Errazuriz Ossa (arcebispo de Santiago do Chile), Gracias (arcebispo de Mumbai, Índia), Reinhard Marx (arcebispo de Munique, Alemanha), Monsengwo Pasinya (arcebispo de Kinshasa, República Democrática do Congo), Sean O'Malley (arcebispo de Boston, EUA) e George Pell (Prefeito da Secretaria da Economia). O Secretário é o bispo de Albano, na Itália, Dom Marcello Semeraro.