Comunicadores fazem experiência de imersão no estande da Arquidiocese de São Paulo

A A
Arquidiocese de São Paulo participou da 16ª edição da feira de produtos e serviços para igrejas e instituições católicas
Publicado em: 26/05/2023 - 10:15
Créditos: Redação

Como acontece desde a primeira ExpoCatólica, a Arquidiocese de São Paulo participou da 16ª edição da feira de produtos e serviços para igrejas e instituições católicas, entre os dias 18 e 21, no Pro Magno – Centro de Eventos.

No espaço, a Arquidiocese deu destaque aos seus veículos de comunicação (jornal O SÃO PAULO, rádio 9 de Julho, folheto Povo de Deus em São Paulo e mídias digitais) e à Pastoral da Comunicação (Pascom).

O estande contou com um estúdio multimídia de onde foi transmitida uma programação especial para a rádio e mídias digitais, além da redação que permitiu que os visitantes acompanhassem o processo de edição do semanário arquidiocesano e a produção de notícias em tempo real sobre a Feira para o site do jornal.

Os visitantes da ExpoCatólica encontraram pessoalmente os comunicadores e demais profissionais dos veículos arquidiocesanos, e permaneceram diante do estúdio de vidro para acompanhar as atrações da única rádio que transmitiu sua programação ao vivo durante toda a Feira.

Por ocasião do 57° Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado no domingo, 21, o Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação promoveu a atividade “Pascom Experience”, com a participação de agentes voluntários da Pascom, que colaboraram na acolhida dos visitantes e na produção de conteúdo das mídias.

Mais do que uma aula, foi uma oportunidade de imersão no dia a dia dos meios de comunicação. Para Elias Rodrigues, agente da Pascom na Região Episcopal Sé, foi uma “experiência extraordinária” participar da atividade. “Pude aprender muito com cada profissional e voluntário que estava trabalhando. A acolhida e o carinho que a equipe da Arquidiocese teve com a gente ficaram marcados. Foi perceptível o amor e a união de todos, e a presença de Deus em cada fala e orientação que passavam. Só tenho a agradecer a Deus por ter me permitido ter esta experiência e por me presentear amizades tão valiosas e divinas. Se Deus me permitir, quero estar o ano que vem novamente”, relatou o jornalista.

Carla Felicio, agente de pastoral na Região Belém, contou à reportagem que sua primeira experiência em uma ExpoCatólica foi em 2011, como visitante. “Doze anos se passaram e, nesta edição, retornei à Feira para fazer uma experiência incrível como voluntária no estande da Arquidiocese, com os diversos membros da Pascom”, destacou a agente, cumprimentando a iniciativa e agradecendo pela oportunidade.
 

TESTEMUNHO DE FÉ

A programação especial do estúdio multimídia do estande contou com a participação de artistas e convidados da Feira, que compartilharam testemunhos de fé e de sua missão.

Um dos destaques foi a visita de José Maurício Bragança Moreira, que recebeu o milagre por intercessão de Santa Dulce dos Pobres, por meio do qual a Santa Sé aprovou a canonização da religiosa brasileira, em 2019.

O miraculado contou sua história de vida, ressaltando que conheceu a religiosa na infância e, muitas vezes, a viu pelas ruas da Bahia. Aos 23 anos, foi diagnosticado com um glaucoma, que atingiu 70% do nervo ótico, e com o passar do tempo, ficou totalmente cego, por 14 anos, até 2014.

Moreira recordou que em uma noite de dor e no meio de uma crise inflamatória dos olhos, ele pegou a imagem de Irmã Dulce e a levou até os olhos, e pediu que ela aliviasse a dor, fazendo uma oração breve.

“Irmã, eu sei que a senhora está aí pertinho de Deus, e peço, por favor, que interceda a Ele para a cura da minha conjuntivite, é muita dor. Peço que interceda por mim”, assim rezou José Maurício. Ele conta que após algumas horas, voltou a enxergar.
 

FÉ E CULTURA

Também houve uma edição especial do programa Construindo Cidadania, que tratou sobre os cadernos temáticos do jornal O SÃO PAULO. Apresentado pelo Cônego Antonio Aparecido Pereira (Padre Cido), contou com a participação do Padre Michelino Roberto, Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação e diretor e editor do O SÃO PAULO; Daniel Gomes, redator-chefe do semanário arquidiocesano; e o professor Francisco Borba Ribeiro Neto, coordenador do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP.

Mensalmente, o jornal publica os cadernos “Fé e Cidadania” e “Fé e Cultura” – em parceria com o Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP; bimestralmente o caderno “Laudato si’ – por uma ecologia integral” – produzido pela equipe de reportagem; e com uma periodicidade mais flexível o caderno “Pascom em Ação”, em parceria com a Pastoral da Comunicação arquidiocesana.

Padre Michelino destacou que com os cadernos especiais o jornal busca aprofundar temáticas da fé cristã e analisar os fatos do cotidiano à luz do Magistério da Igreja, fiel à missão do jornal O SÃO PAULO como espaço para discernimento e anúncio da Verdade.

O professor Borba lembrou que os cadernos, em especial o de “Fé e Cultura”, fazem ressoar a mensagem do Evangelho em um ambiente cultural por vezes marcado por polarizações, e que as temáticas escolhidas buscam propor esse diálogo da fé e cultura em diferentes âmbitos.

Daniel Gomes falou sobre o processo de produção dos cadernos e dos feedbacks que o jornal tem aferido sobre os interesses dos leitores acerca dos conteúdos.
 

VISITA DO ARCEBISPO

Na tarde do sábado, 20, o Cardeal Odilo Pedro Scherer visitou a ExpoCatólica. O Arcebispo Metropolitano de São Paulo conversou com os expositores e visitantes da Feira e concedeu uma rápida entrevista à rádio 9 de Julho.

Dom Odilo se disse impressionado com a grande quantidade de pessoas no evento, uma vez que mudou de local. “Pelo jeito, o povo aprovou [o novo local do evento]. Há uma variedade de coisas e produtos e muita gente interessada em olhar, em conhecer, o que significa que há muita produção de material relacionado com o trabalho da Igreja e da evangelização, como a Catequese, a liturgia. E isso precisa ser colocado a público, conhecido, e aqui há uma boa oportunidade para tal”, comentou.
 

AMPARO PELA VIDA

O estande da Arquidiocese também contou com a presença do Amparo Maternal, entidade que há mais de 80 anos atua na acolhida e assistência a gestantes, puérperas e bebês em situação de vulnerabilidade.

Os agentes do Amparo Maternal também atraíram a atenção do público da Feira para a campanha Amparo pela Vida, que visa a arrecadar fundos para a entidade continuar sua missão.

Além disso, o Amparo recebeu doações tanto financeira quanto de produtos dos expositores para serem leiloados em eventos da entidade, sem contar pessoas que manifestaram interesse de serem voluntárias na obra.