Como ler as Sagradas Escrituras?

A A
Setembro foi escolhido pela Igreja Católica como mês da Bíblia
Publicado em: 20/09/2018 - 17:30
Créditos: Redação

Escrita por muitas mãos e inspirada por Deus, a Bíblia é muito mais que um livro. É a coleção dos livros inspirados por Deus, reconhecidos pela Igreja. É também denominada pelos católicos Palavra de Deus. Traduzida para praticamente quase todos os idiomas, a Bíblia é uma das principais fontes de orientação e de oração das denominações religiosas.

Muitos católicos têm contato com os textos da Bíblia apenas durante as celebrações da Missa, nas quais, de acordo com o calendário litúrgico, leem-se trechos do Antigo e do Novo Testamento. Sem dúvida, esses são momentos privilegiados para a escuta e o aprendizado da Palavra, mas não são os únicos. A Igreja Católica indica a seus fiéis que adquiram familiaridade com os textos da Bíblia por meio da leitura diária individual ou comunitária.

Cursos bíblicos, grupos de oração e círculos de leitura orante da Palavra são outros excelentes meios de aprofundamento vivamente aconselhados pela Igreja e que facilitam a aplicação dos ensinamentos contidos na Bíblia no dia a dia.

 

POR ONDE COMEÇAR?

Existem vários planos de leitura para quem quer começar a ler a Bíblia. Em cada um deles, há princípios claros que podem ser muito úteis para quem quer conhecer melhor as Escrituras. A melhor maneira é buscar apoio para estudar e rezar os textos bíblicos em uma comunidade eclesial.

“A Bíblia é como uma casa que tem 73 portas. É bom entrar por aquela que você mais conhece, porque aí você se sente em casa! Existem portas que você nunca usa. Então, não é bom entrar por uma porta que você não conhece. Entre por uma porta onde você se sente à vontade, sem deixar a vida que você vive. Para muita gente, são os Evangelhos e os Atos dos Apóstolos. Quem vive em comunidade e participa ativamente, se for ler os Atos, encontra coisas que vive hoje. Há empatia, afinidade”, explicou Frei Carlos Mesters, Padre da Ordem do Carmo e biblista que desenvolveu vários métodos que sugerem uma leitura comunitária da Bíblia, em entrevista publicada pela revista Vida Pastoral.

 

LEITURA ORANTE DA PALAVRA

A Leitura Orante da Palavra, ou Lectio Divina, é um método de leitura e oração dos textos bíblicos que segue um roteiro fixo e sugere que se siga a liturgia diária para a escolha dos textos. Antes de começar, o leitor deve colocar-se à luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda. Depois, ele precisa seguir quatro etapas: leitura, meditação, oração e contemplação.

1º – LEITURA

O QUE O TEXTO DIZ?

É o primeiro passo para levar ao entendimento e à compreensão do texto. A Palavra de Deus não deve ser lida para se ter experiências extraordinárias, mas para escutar o que Deus tem a dizer, para conhecer a Sua vontade e poder obedecê-la.

A leitura da Palavra deve ser pausada, tranquila e contínua, deixando que o Espírito faça saltar do texto uma frase, versículo ou ideia que penetre seu coração e que guiará a sua meditação para ouvir a mensagem particular que Deus tem para você naquele dia. Alguns mestres da Lectio Divina recomendam que se deve ler o mesmo trecho três a quatro vezes, para identificar bem aquilo que Deus deseja comunicar pela Palavra.

2º – MEDITAÇÃO

O QUE DEUS ESTÁ ME FALANDO?

A meditação é o momento de descobrir o que Deus quer falar por meio daquele trecho da Bíblia. É a atualização do texto dentro da nossa vida: ‘O que o texto diz para mim hoje?’

A meditação é como o anjo da anunciação que vem manifestar a vontade de Deus para nós. Como Maria, nós devemos acolher essa Palavra e ser transformados por ela. A Palavra nos foi dada por Deus para ser encarnada também na vida e na história de cada um de nós.

A Lectio semeia a Palavra no coração do homem para que ela brote na meditação ao longo do dia e, assim, possa se cumprir em sua vida. Por isso, a meditação da Palavra deve ser estendida ao longo do dia e acabar somente quando o dia termina. A meditação implica guardar, permanecer e cumprir a Palavra.

3º – ORAÇÃO

O QUE O TEXTO ME FAZ DIZER A DEUS?              

A oração é momento de deixar brotar naturalmente, a partir da meditação, o louvor, o arrependimento, a súplica, a gratidão, o pedido de perdão, a oferta e a adoração a Deus. Também suplicar as graças necessárias para que possamos corresponder e cumprir as mensagens encontradas por meio da Palavra.

4º – CONTEMPLAÇÃO

Ocorre de modo espontâneo, sem interferência de quem ora. É dom de Deus que nasce do silêncio interior, sem palavras e imagens, sem pensamentos e sentimentos, para que na presença de Deus possamos saborear espiritualmente as verdades descobertas e a ideia inicial. É a hora da intimidade, do abandono, da entrega e de conformar o nosso ser no Ser de Deus. É repousar o olhar e o coração em Deus. Tendo entrado no repouso contemplativo, deixe-se ficar aí.

Fonte: SAB-Paulinas e Comunidade Católica Pantokrator

 

SETEMBRO, MÊS DA BÍBLIA

Setembro foi escolhido pela Igreja Católica como mês da Bíblia porque no dia 30 recorda-se São Jerônimo, que nasceu no ano 340 e morreu em 420 d.C. É de São Jerônimo a tradução dos textos bíblicos para o Latim, que naquela época era a língua mais falada do mundo e ainda hoje é a língua oficial da Igreja.

No Brasil, o mês da Bíblia começou em 1971, por ocasião do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG). Foi levado adiante com a colaboração efetiva do Serviço de Animação Bíblica – Paulinas (SAB), até posteriormente ser assumido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e estender-se ao âmbito nacional.

A cada ano, a CNBB propõe um livro para ser lido e aprofundado durante o mês de setembro. Em 2018, o livro escolhido foi o da Sabedoria. O Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (Cebi) é uma das instituições que publicam anualmente um subsídio para leitura e reflexão do livro proposto.

 

LEITURA CONTÍNUA DA PALAVRA

Entre os dias 14 e 22, o Arsenal da Esperança vai promover uma “Leitura Contínua da Palavra”. Em sua oitava edição, o evento quer oferecer a todos a oportunidade de ler e ouvir a Palavra de Deus.

Os textos lidos este ano são dos primeiros cinco Livros do Antigo Testamento (o Pentateuco).

7 PASSOS PARA LER E MEDITAR OS TEXTOS BÍBLICOS

1) Pedir sempre ajuda ao Espírito Santo, isto é, iniciar sempre com uma oração;

2) Começar pelos livros e textos mais fáceis, ou seja, os Evangelhos e os Atos dos Apóstolos;

3) Ler e meditar um texto por dia (não é a quantidade que importa, mas a qualidade);

4) Procurar descobrir o contexto em que o texto foi escrito;

5) Anotar na sua Bíblia os textos que mais chamam a atenção;

6) Quando encontrar textos difíceis, passar adiante, deixar estes textos para quando participar de um curso ou quando encontrar pessoas que podem ajudá-lo a entender;

7) Atualizar o texto: colocá-lo em prática na vida. Celebrar e rezar a Bíblia e a vida.

Fonte: Sab-Paulinas

 

PROGRAMAÇÃO:

Sexta-feira, 14, às 19h30, no Arsenal da Esperança (Rua Doutor Almeida Lima, 900, Mooca): Vigília de abertura. Por duas horas ininterruptas, dezenas de vozes se alternarão na leitura do Livro de Gênesis.

Dos dias 14 a 22: Centenas de leitores, distribuídos em mais 45 pontos de leitura na Capital e no Estado de São Paulo, darão continuidade à leitura dos Livros do Pentateuco, os primeiros da Bíblia.

Sábado, 22, às 16h: Encerramento da 8ª Leitura Contínua da Palavra, no Arsenal da Esperança, com a presença do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

CURSOS BÍBLICOS NA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

REGIÃO SANTANA

Paróquia Santa Rita de Cássia (Rua Fritz Jank, 40, Parque Novo Mundo) – Às quartas-feiras, 19h30.

REGIÃO BRASILÂNDIA

Paróquia Santa Cruz de Itaberaba (Avenida Itaberaba, 2.093, Freguesia do Ó) – Às quintas-feiras, 20h. Comunidade Cristo Ressuscitado (Rua Campo Alegre de Minas, 244, Ladeira Rosa) – Às sextas-feiras, 20h. Paróquia Nossa Senhora das Dores (Avenida Elísio Teixeira Leite, 7.400, Taipas) - Às sextas-feiras, 20h.

REGIÃO LAPA

Paróquia Santo Antônio de Pádua (Avenida Otacilio Tomanik, 520, Jardim Bonfiglioli) – Às terças-feiras, 19h30.

REGIÃO IPIRANGA

Paróquia São João Batista (Rua Doutor Mário Vicente, 1.108, Ipiranga) - Às quartas-feiras, 19h30. Paróquia Santa Paulina (Rua Luta da Terra, 30, Cidade Nova Heliópolis) - Às quintas-feiras, 20h15.

REGIÃO SÉ

Colégio Maria Imaculada (Avenida Bernardino de Campos, 79, próximo à estação Paraíso do Metrô) – Às segundas-feiras, das 19h30 às 21h45.

Veja mais no site do o SÃO PAULO 

(Colaborou: Jenniffer Silva)