Com o clero arquidiocesano, Cardeal Hummes comemora 60 anos de sacerdócio

A A
Dom Cláudio: “Não podemos pretender espalhar as sementes do Evangelho da janela da casa paroquial, esperando que dê frutos. É preciso sair, ir ao encontro das pessoas”
Publicado em: 08/08/2018 - 13:15
Créditos: Redação

O Cardeal Cláudio Hummes comemorou na quarta feira, 8, os 60 anos de sua ordenação sacerdotal celebrando a Santa Missa com o clero da Arquidiocese de São Paulo, reunido em Itaici, no município de Indaiatuba (SP), para o 16º curso de atualização teológica e pastoral.

No início da cerimônia, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, saudou o Cardeal Hummes, que nesta quarta-feira comemora 84 anos de vida, e traçou o histórico de vida ministerial de Dom Cláudio: frei franciscano, Bispo de Santo André – atuando ativamente como defensor da democracia em tempos de ditadura militar, Arcebispo de Fortaleza, Arcebispo de Arquidiocese de São Paulo (hoje emérito), Presidente Emérito da Congregação para o Clero e atual Presidente da Comissão da CNBB para a Amazônia.

VEJA FOTOS DA MISSA

Com humildade própria de um franciscano, Dom Cláudio, durante o ato penitencial da Santa Missa, pediu perdão a Deus pelos pecados que possa ter cometido ao longo de seu ministério. Em sua homilia, recordou que Jesus Cristo atua por meio dos padres, e que é preciso viver este ministério com alegria de quem se sabe ser amado por Deus com predileção.

A IGREJA E O SACERDÓCIO

“A Igreja deve imensamente aos padres. Caminha com os pés dos padres. Quando os padres param, a Igreja para. Quando os padres caminham, a Igreja também caminha. Por isso, o padre não pode se acomodar. Tem que estar em saída”, afirmou.

Dirigindo-se aos padres, exortou: “Somos pastores de nossas comunidades. Não basta jogar as sementes do Evangelho da janela da casa paroquial, esperando que dê frutos. É preciso sair, ir ao encontro das pessoas. A Igreja precisa de maior proximidade com e entre as pessoas. Vencendo cansaços, voltar às periferias, cansando-se para o povo. Esse cansaço provoca alegria” .

BIOGRAFIA

O Cardeal Cláudio Hummes, OFM, nasceu em Montenegro (RS), em 8 de agosto de 1934. Foi ordenado padre em Divinópolis (MG), em 3 de agosto de 1958, pertencendo à Ordem Franciscana dos Frades Menores.

Foi eleito bispo pelo Beato Paulo VI, em 1975, exercendo o episcopado na Diocese de Santo André (SP), de 1975 a 1996, quando foi nomeado por São João Paulo II como Arcebispo de Fortaleza (CE), onde permaneceu até abril de 1998, quando foi nomeado 0 6º Arcebispo de São Paulo, tomando posse em 23 de maio daquele ano.

Foi criado Cardeal Presbítero do Título de Santo Antônio de Pádua na Vila Merulana em 21 de fevereiro de 2001, por São João Paulo II.

Em 30 de outubro de 2006, foi nomeado Prefeito da Congregação Para o Clero, no Vaticano. Em 7 de outubro de 2010, o Papa Bento XVI aceitou seu pedido de Renúncia por limite de idade.

CLIQUE E LEIA A BIOGRAFIA COMPLETA