CNBB realiza encontro com novos bispos

A A
Evento é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada
Publicado em: 12/08/2015 - 10:30
Créditos: Jornal O SÃO PAULO com CNBB

Segue até sexta-feira, 14, em Brasília (DF), o Encontro de Novos Bispos, com a participação dos 13 bispos nomeados pelo Papa Francisco entre o meses de agosto de 2014 e maio deste ano. Essa é a 26ª edição do evento, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. Entre os participantes estão os bispos auxiliares da Arquidiocese de São Paulo, Dom Devair Araújo da Fonseca e Dom Eduardo Vieira dos Santos, ordenados em fevereiro deste ano.

A programação conta com formação, visitas e conhecimento da estrutura do secretariado da CNBB. A missão do bispo, as questões de Direito Canônico, liturgia do ministério episcopal, visitas pastorais, solidariedade e partilha e as perspectivas das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), presentes no Documento 102 da CNBB, são alguns elementos do eixo formativo do encontro. Os novos bispos já conheceram a Nunciatura Apostólica e ouviram a palestra do ecônomo da CNBB, o Monsenhor Nereudo Freire, sobre a administração financeira da Diocese.

Nesta quarta-feira, 12, houve encontro dos novos bispos com os assessores da CNBB. Na ocasião, foi apresentada a estrutura e o funcionamento das comissões episcopais e da sede do secretariado da Conferência. Neste mesmo dia, o bispo auxiliar de São Paulo, Dom Sérgio de Deus Borges, falará aos participantes sobre Direito Canônico. Pela tarde, os bispos visitarão o Congresso Nacional e a arquidiocese de Brasília (DF), onde se encontrarão com o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, Dom Sergio da Rocha.

O bispo auxiliar de São Paulo, Dom Edmar Peron, falará sobre a Liturgia, na quinta-feira, 13. Em seguida, os participantes ouvirão o bispo de Parnaíba (PI), Dom Alfredo Schaffler, sobre a solidariedade e partilha na Igreja e Brasil. Ainda no dia 13, o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência, Dom Leonardo Steiner, tratará das perspectivas das Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil (DGAE), atualizadas na última Assembleia Geral, em abril.

Os bispos visitarão ainda alguns organismos, como as Pontifícias Obras Missionárias (POM), o Centro Cultural Missionário (CCM) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).