Círio de Nazaré reúne 2 milhões em Belém

A A
<p>Fé e devoção foram os sentimentos que moveram mais de 2 milhões de pessoas na procissão do Círio de Nazaré pelas ruas de Belém, no Pará, neste segundo domingo de outubro, 12...</p>
Publicado em: 14/10/2014 - 13:30
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

Fé e devoção foram os sentimentos que moveram mais de 2 milhões de pessoas na procissão do Círio de Nazaré pelas ruas de Belém, no Pará, neste segundo domingo de outubro, 12. A berlinda chegou à Praça Santuário, onde foi celebrada a missa de encerramento da procissão, às 11h45. Durante o trajeto de 3,6 km percorridos da Catedral de Belém até a Praça Santuário, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré recebeu homenagens de católicos que transformaram as ruas da capital paraense em um mar de gente, que rezando e catando fizeram a edição 222 do Círio de Nazaré emocionante.

Com o tema “Ensina teu povo a rezar”, os fieis agradeceram graças alcançadas e pediram a intercessão da Rainha da Amazônia em causas consideradas impossíveis.

Quem vem de outros estados se impressiona com a grandiosidade da festa religiosa, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade e considerada a maior procissão católica do mundo.

Tradição

O Círio de Nazaré iniciou por volta das 6h20, após o arcebispo metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêia, presidir uma missa na Catedral de Belém. A procissão de domingo é a sexta e mais importante das 12 romarias oficiais da quadra nazarena.

História

A primeira procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré saiu na tarde do dia 8 de setembro de 1793. O Círio passou a ser realizado pela manhã em 1854, devido às fortes chuvas que caíam à tarde. A partir de 1882, o bispo Dom Macedo Costa, de comum acordo com o Presidente da Província, Dr. Justino Ferreira Carneiro, resolveu que o ponto de partida seria a Catedral da Sé, o que acontece até os dias atuais.

“O Círio de Nazaré jamais poderá ser retirado do calendário do Brasil e do mundo. Isso é um presente, poder entrar no coração dos paraenses e cantar o que um mineiro sente no Círio. Quanto mais eu venho aqui, mais eu me identifico com essa terra, com essa festa e com o povo”, disse o Padre Fábio de Melo, que este ano participou da procissão na Varanda de Nazaré junto com outras celebridades.

São inúmeros os milagres atribuídos pelos cristãos a Nossa Senhora de Nazaré. O primeiro conhecido no mundo foi o relatado pelo fidalgo português Dom Fuas Roupinho, que ao invocar a Virgem foi salvo da morte. Como agradecimento de alguns desses milagres, são levados no Círio carros onde os romeiros depositam seus objetos de promessas que carregam durante a procissão.