Celebração no dia 25 marcará o início do caminho pós-sinodal

A A
No dia 25, às 15h, na Catedral da Sé
Publicado em: 10/03/2023 - 11:00
Créditos: Redação

No dia 25, às 15h, na Catedral da Sé, acontecerá a celebração de encerramento do 1º sínodo arquidiocesano de São Paulo. Na ocasião, será lançada a Carta Pastoral pós-sinodal do Arcebispo Metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer, com diretrizes e orientações pastorais que considerarão todo o processo percorrido.

Com a carta, também serão publicadas as propostas elaboradas pela assembleia sinodal arquidiocesana.

“Depois de seis anos de oração, esforços e trabalhos sinodais, daremos graças a Deus pelo caminho feito juntos e, ao mesmo tempo, pediremos a força fecundante do Espírito Santo para as sementes lançadas durante esse percurso eclesial”, afirmou Dom Odilo, em carta enviada às pessoas convocadas para a celebração, entre as quais clérigos, religiosos e leigos representantes dos conselhos paroquiais de pastoral e demais organizações eclesiais.

“No final da celebração, haverá o ‘envio em missão’ para a etapa pós-sinodal, com o objetivo de assumir e viabilizar as orientações e propostas amadurecidas durante o sínodo”, acrescentou o Arcebispo.

HISTÓRICO

O itinerário sinodal na Igreja em São Paulo foi iniciado em 15 de junho de 2017, durante a celebração da Solenidade de Corpus Christi, com o tema “Caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” e o lema “Deus habita esta cidade, somos suas testemunhas”.

Nessa ocasião, o Cardeal Scherer sublinhou que “o objetivo principal do sínodo arquidiocesano é a renovação da evangelização e da vida pastoral da Arquidiocese, à luz dos apelos de Deus e da Igreja e à luz da realidade na qual vive a Igreja de São Paulo”.

“É na diocese que se dá concretamente o exercício da ‘comunhão e da participação’, próprias do Mistério da Igreja – ‘Mistério derivado da Santíssima Trindade’ […]. Para que esta porção do povo de Deus possa, de modo eficaz, acolher, viver e testemunhar o Evangelho e a todos atrair para Cristo, a diocese, ou Igreja particular, pode convocar sínodos, por meio dos quais se manifestam melhor a comunhão eclesial e o acolhimento da Palavra de Deus, para ouvir ‘o que o Espírito diz à Igreja’ no tempo presente”, afirmou Dom Odilo, ao convocar o sínodo arquidiocesano.

Em 2018, foi realizada a primeira etapa do sínodo, no âmbito das paróquias e suas organizações pastorais. Naquele mesmo ano, foi feito um levantamento nas paróquias sobre os dados objetivos que refletem a sua vida e ação pastoral, além de uma pesquisa de campo sobre a situação religiosa e pastoral em toda a Arquidiocese de São Paulo.

Em 2019, houve uma etapa no âmbito das regiões e vicariatos episcopais. Em 2020, aconteceria a assembleia sinodal arquidiocesana, mas a pandemia de COVID-19 inviabilizou sua realização.

PROPOSTAS

Em 2022, a assembleia sinodal arquidiocesana finalmente pôde ocorrer. Em sete sessões, foram discutidas e discernidas diversas propostas pastorais que indicam algumas questões transversais para a ação evangelizadora da Igreja na metrópole.

A fase pós-sinodal será dedicada a colocar em prática as diversas indicações do sínodo, que, como afirmou Dom Odilo, em artigo publicado no O SÃO PAULO em 7 de dezembro de 2022, não pode ser visto como um momento fechado sobre si mesmo: “O sínodo é um processo que tem a finalidade de desencadear outros processos, para produzir os frutos que se esperam”.

“A fase pós-sinodal envolverá o conjunto da Arquidiocese e cada expressão de vida eclesial presente nela: regiões episcopais, paróquias, comunidades menores, comunidades religiosas, comunidades ‘novas’, movimentos e associações de fiéis, “pastorais” tradicionais, famílias e pessoas. Mas também as estruturas organizativas, como a Cúria, com todos os seus serviços, a organização pastoral, os seminários e instituições de educação e formação. As orientações e iniciativas pastorais precisam renovar-se, à luz das questões que o sínodo trouxe à luz, bem como a vida administrativa e econômica da Arquidiocese. Tudo precisa ser marcado pela ‘comunhão, conversão e renovação missionária’”, reforçou o Arcebispo.

A celebração de encerramento do sínodo arquidiocesano será transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.