Cardeal Scherer se reúne com clero para início do ano pastoral na Arquidiocese

A A
O Arcebispo compartilhou compadres e diáconos algumas reflexões e orientações relacionadas à caminhada pastoral em 2016
Publicado em: 12/02/2016 - 10:15
Créditos: Redação

O arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, se reuniu na manhã desta quinta-feira, 11, com os bispos auxiliares, padres e diáconos que exercem encargos pastorais na Arquidiocese, dando início ao ano pastoral. O evento aconteceu no Colégio Agostiniano Mendel, no Tatuapé, zona leste da Capital.

O encontro foi também oportunidade de Dom Odilo dar boas-vindas aos novos sacerdotes e diáconos que assumiram encargos recentemente ou que pertencem a congregações religiosas e foram transferidos para São Paulo no último ano. “Sejam todos bem-vindos em nosso meio, para somar esforços conosco no serviço à Igreja e sua missão nesta Metrópole”, manifestou.

O Cardeal compartilhou com o clero algumas reflexões e orientações relacionadas à caminhada pastoral da Arquidiocese em 2016. “Somos pastores desta Igreja, chamados e ungidos pelo Espírito Santo para servir esta grande comunidade eclesial ‘nas coisas que são de Deus’”, afirmou Dom Odilo.

Entre os grandes eventos arquidiocesanos para este ano, o Arcebispo mencionou a Missa do Crisma, na Quinta-feira Santa, que reunirá todo o clero arquidiocesano na Catedral da Sé. Também foi lembrada a 115ª Romaria Arquidiocesana a Aparecida, em 1º de maio, evento que irá inserir a Arquidiocese nas comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul. “Nossa Arquidiocese está muito ligada a toda essa história de devoção”, salientou, lembrando que por dois séculos e meio, o Santuário Nacional de Aparecida pertencia ao território a Igreja particular de São Paulo.

Ainda sobre a Padroeira do Brasil, a Arquidiocese  receberá 7 cópias da imagem de Nossa Senhora Aparecida que passarão em peregrinação por todas as paróquias. “Será outro momento forte e evangelizador”, frisou.

De 14 a 21 de agosto, acontece do XVII Congresso Eucarístico Nacional, em Belém (PA). Dom Odilo informou que a preparação desse evento na Arquidiocese iniciará com a celebração de Corpus Christi, em 26 de maio com a tradicional missa e procissão pelas ruas do centro da Cidade, antecedida de um tríduo eucarístico em toda a Arquidiocese.

Em relação às atividades do clero, Dom Odilo também incentivou os padres e diáconos a participarem do Curso de Aprofundamento Teológico e Pastoral da Arquidiocese, que acontece em agosto, com o tema do matrimônio e família, e dos retiros anuais do clero realizados pelas regiões episcopais. “Os padres precisam participar desses momentos de reunião quer para seu crescimento no ministério, quer para o melhor desempenho da ação pastoral”, enfatizou.

Em 2016, a Arquidiocese entra no 4º ano de vigência do 11º Plano Arquidiocesano de Pastoral. Por isso, Cardeal recordou que o Plano é o convite a ser concretamente “Testemunha de Jesus Cristo na cidade”, como é proposto em seu título. “As comunidades da igreja, em todos os seus níveis, mas especialmente nossas famílias e comunidades paroquiais, precisam estar orientadas e animadas pela força e a luz da palavra de Deus e plas obras de misericórdia”, manifestou.

“Confiemos à misericórdia de Deus este ano de trabalhos, com suas alegrias e esperanças, para que a graça do Espírito Santo fecunde nosso agir e de toda a nossa Igreja em São Paulo”, concluiu o Arcebispo, pedindo a intercessão dos padroeiros da Arquidiocese.

Leia a reportagem completa na edição da próxima semana do jornal O SÃO PAULO.