Cardeal Odilo Scherer é o 4º membro eleito para o Sínodo dos Bispos

A A
O Sínodo convocado pelo papa Francisco, ocorrerá de 4 a 25 de outubro, no Vaticano
Publicado em: 27/04/2015 - 17:45
Créditos: Redação

O arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, foi eleito em primeiro escrutínio para quarto membro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a 14ª Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família. Ele recebeu 166 votos do total de 244, superando os 123 votos requeridos para a maioria absoluta.

O Sínodo convocado pelo papa Francisco, ocorrerá de 4 a 25 de outubro, no Vaticano, e terá como tema “A Vocação e a Missão da Família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

Entre os vários cargos e funções ocupados por dom Odilo estão o de secretário geral da CNBB no período 2003-2007; Delegado da V Conferência Geral do Episcopado da América-latina e do Caribe, em 2007; cardeal Presbítero da Santa Igreja Romana, do título de San' Andrea al Quirinale, no Consistório de 24 de novembro de 2007. Além disso, é membro da Congregação para o Clero; membro do Conselho do Sínodo dos Bispos; membro da Comissão de Cardeais para o estudo dos problemas organizativos e econômicos da Santa Sé; membro do Pontifício Conselho para a Família; membro da Pontifícia Comissão para a América Latina; membro da Pontifícia Comissão Cardinalícia para a Supervisão do Instituo para as Obras de Religião; e membro do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Currículo

Nascido em Cerro Largo (RS) em 1949, foi ordenado presbítero em 1976. Ele estudou Filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Curitiba, e na Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo; Teologia na Studium Theologicum, e Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O cardeal também é mestre em Filosofia e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Em novembro de 2001 foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo pelo papa João Paulo II. Em março de 2007, papa Bento XVI o elevou ao cardinalato no Consistório deste ano, concedendo-lhe o título de cardeal-presbítero de Santo André no Quirinal.

O cardeal possui como lema episcopal “Fazei isto em memória de mim”.