Arquidiocese terá nova paróquia: Santa Teresa de Calcutá

A A
Localizada no extremo da zona Leste da capital paulista, essa é 306ª Paróquia da Arquidiocese
Publicado em: 06/02/2021 - 13:45
Créditos: Redação

A Arquidiocese de São Paulo terá uma nova paróquia territorial. Na terça-feira, 2, foi publicado o decreto do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, que institui a Paróquia Santa Teresa de Calcutá, no bairro Terceira Divisão, na Região Episcopal Belém.

Localizada no extremo da zona Leste da capital paulista, essa é 306ª Paróquia da Arquidiocese. Seu território foi desmembrado da Paróquia Santíssima Trindade, com sede no Jardim Alto Alegre. O decreto de criação estabelece que, além de fazer divisa com a paróquia de origem, o novo território paroquial tem como limites a Paróquia Santo André Apóstolo, no Jardim Santo André, e as Dioceses de São Miguel Paulista e de Santo André.

Padroeira

A nova Paróquia tem como padroeira a religiosa albanesa nascida em 1910, que dedicou sua vida aos pobres do bairro periférico da cidade de Calcutá, na Índia, onde fundou a Congregação das Missionárias da Caridade, aprovada pela Santa Sé em 1950.

Madre Teresa destacou-se mundialmente pelo serviço da caridade, chegando a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1979. Com a saúde debilitada, ela morreu em 5 de setembro de 1997, sendo beatificada por São João Paulo II em 2003 e canonizada pelo Papa Francisco em 2016.

Instalação

A instalação da Paróquia acontecerá no dia 20 de fevereiro, às 15h, na Escola Santa Rita (Avenida Sapopemba, 30.500, Terceira Divisão)

“Recomendamos vivamente que todos os fiéis da nova Paróquia valorizem a Palavra de Deus em suas vidas, frequentem a Santa Missa aos domingos e colaborem assiduamente nas iniciativas pastorais e de evangelização promovidas pela Paróquia, tornando público o testemunho de sua fé, esperança e caridade, para que todos conheçam e saibam que ‘Deus habita esta cidade imensa e tem amor ao seu povo’”, ressaltou o Arcebispo no decreto.