Arquidiocese celebra 1º aniversário da beatificação de Dom Oscar Romero

A A
Missas nas paróquias Nossa Senhora do Brasil, Nossa Senhora da Paz e na Catedral marcam 1 ano em que o arcebispo e mártir salvadorenho foi proclamado beato
Publicado em: 23/05/2016 - 11:15
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

Neste dia 23 de maio é comemorado o primeiro aniversário da beatificação de Dom Óscar Arnulfo Romero, que teve lugar na capital salvadorenha, presidida pelo Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos.

Na Arquidiocese de São Paulo, celebrações marcarão a data. Pela manhã, houve missa na Paróquia Nossa Senhora do Brasil, no Jardim América; às 12h, o arcebispo metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer, preside missa na Catedral da Sé; às 19h, Dom Odilo também preside Eucaristia com a comunidade latino-americana, na Paróquia Nossa Senhora da Paz, no Glicério.

Dom Romero foi declarado "Servo de Deus" pelo papa João Paulo II em 1997. Em fevereiro de 2015, o Papa Francisco aprovou o Decreto da beatificação do arcebispo salvadorenho, reconhecendo-o como mártir.

Durante a cerimônia, o Cardeal Amato afirmou que “a memória de Dom Romero continua viva, dando conforto aos pobres e marginalizados”.

Para a ocasião, o Papa Francisco enviou uma mensagem pessoal, lida no início da cerimônia, que dizia: "Em tempos de coexistência difícil, Romero soube como guiar, defender e proteger o seu rebanho. Damos graças a Deus porque concedeu ao bispo mártir a capacidade de ver e ouvir o sofrimento de seu povo. Quando entendemos bem a fé em Jesus Cristo e a assumimos até às últimas consequências, pode criar comunidades construtoras de paz e de solidariedade".

Biografia

Óscar Arnulfo Romero nasceu em Ciudad Barrios, San Miguel, a 156 km de El Salvador, em 15 de agosto de 1917. Foi um sacerdote católico salvadorenho e quarto arcebispo metropolitano de San Salvador (1977-1980), capital de El Salvador.

Em março de 1977, seu amigo Padre Rutilio Grande, foi assassinado junto com dois camponeses. Este fato chocou Dom Romero, que passou a denunciar as injustiças sociais, sendo conhecido como "A voz dos sem voz" e defensor da "opção preferencial pelos pobres"

Óscar Romero denunciava, em suas homilias dominicais, as numerosas violações de direitos humanos em El Salvador e manifestou, publicamente, sua solidariedade com as vítimas da violência política, no contexto da Guerra Civil de El Salvador.

Dom Romero afirmava: "A missão da Igreja é identificar-se com os pobres. Assim a Igreja encontra sua salvação. Em nome de Deus e desse povo sofredor, cujos lamentos sobem ao céu todos os dias, peço-lhes, suplico-lhes, ordeno-lhes: cessem a repressão".

Por suas afirmações, Dom Óscar Romero foi assassinado enquanto celebrava a Missa, em 24 de março 1980, por um atirador de elite do exército salvadorenho. Sua morte provocou uma onda de protestos em todo o mundo e pressões internacionais por reformas em El Salvador.

Por isso, em 2010, a Assembleia Geral da ONU proclamou o dia 24 de março como “Dia Internacional pelo Direito à Verdade sobre as Graves Violações dos Direitos Humanos e à Dignidade das Vítimas”, reconhecendo a atuação de Dom Romero em defesa dos direitos humanos.