Setor Juventude realiza retiro quaresmal

A A
<p>O Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo (Sejusp) realizou neste sábado, 21, seu&nbsp;retiro quaresmal.</p>
Publicado em: 23/02/2015 - 16:30
Créditos: Redação

O Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo (Sejusp) realizou neste sábado, 21, seu  retiro quaresmal no Arsenal da Esperança, na Mooca, zona leste da Capital.

O tema do retiro foi “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”, proposto pelo Papa Francisco para o 30º  Dia Mundial da Juventude, também conhecida como Jornada Diocesana da Juventude, celebrado no próximo Domingo de Ramos.  As reflexões foram conduzidas por Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar da Arquidiocese, vigário episcopal para a Educação e a Universidade e referencial para o Sejusp.

“Nós nos apoiamos nas próprias palavras dessa mensagem do Papa par ao Dia Mundial da Juventude e também seguimos os passos do jovem rico, que desejava um amor grande, uma felicidade plena e pergunta a Jesus o que deve fazer. O primeiro passo é procurar seguir os mandamentos como condição para ter uma verdadeira vida cristã e, em seguida, seguir Jesus para encontrar este sentido para a vida”, explicou o Bispo. 

De acordo com Nei Márcio de oliveira Sá, secretário executivo do Sejusp, o objetivo do retiro foi oferecer durante a Quaresma um momento para a juventude rezar, receber o sacramento da reconciliação, celebrar a Eucaristia, a Via Sacra, com várias lideranças jovens de vários grupos e movimentos.

Rogério Romeiro Romão, 22, é membro do grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Parque Edu Chaves, zona norte de São Paulo, e participou pela primeira vez do retiro do Sejusp. “As reflexões do Bispo e os momentos de silêncio nos ajudaram muito a assimilar o tema do retiro. Foi muito interessante a explicação sobre a passagem do encontro do jovem rico com Jesus, que muitas vezes lemos e não achamos que isso pode acontecer conosco, mas é um apelo que Jesus faz para todo cristão de deixar tudo e segui-lo”.

Além das meditações conduzidas por Dom Carlos, houve momentos de oração pessoal, atendimentos de confissões. Pela manhã, Dom Carlos presidiu a missa com os jovens e na parte da tarde, aconteceu uma via sacra, seguida de um momento de partilha das experiências do retiro. “É um momento de os jovens se verem como Igreja, perceberem que não estão sozinhos, isolados em suas comunidades, paróquias ou grupos, mas que são parte de algo muito maior e que existem muitos outros jovens que estão comungando da mesma fé”, destacou o Secretário do Sejusp. 

Participação

Os retiros do Setor Juventude são realizados há quatro anos e a cada ano tem aumentado mais a participação. “Isso é sinal  de que os jovens estão buscando mais a Deus, encontro consigo mesmos, com a Igreja. Estamos muito felizes porque a adesão tem sido cada vez maior e sabemos que os frutos vão acontecendo no decorrer do ano”, acrescentou Nei.

O perfil dos participantes foi bastante variado. “Temos jovens ligados a movimentos de teatro, à preparação para a Crisma, grupos de jovens paroquiais, movimentos eclesiais, novas comunidades, pastorais da juventude e colégios católicos ”.

Desafios

Ao falar sobre a caminhada do Sejusp, Nei Marcio explicou que o organismo está caminhando com osdesafios de sempre: promover essa comunhão de expressões. “A proposta do Setor Juventude não é ser um novo movimento, pastoral ou expressão, mas ser um espaço de diálogo, comunhão e, sobretudo, adesão à proposta do Plano de Pastoral da Arquidiocese”, disse. 

Assumindo recentemente a missão de acompanhar a juventude na Arquidiocese, Dom Carlos afirmou que tem sido uma experiência muito gratificante trabalhar com o Sejusp. “Existe uma riqueza muito grande de expressões eclesiais que trabalham com jovens na Arquidiocese, e que já têm uma caminhada anterior e trabalham muito bem juntos. Nossa ideia é conseguir com que esses grupos cresçam, que seus membros tragam outros jovens. Como o Papa Bento XVI dizia, o jovem é apóstolo de outros jovens”.