Seminário Arquidiocesano celebra Imaculada Conceição

A A
<p>Os seminaristas se reuniram no Seminário de Teologia Bom Pastor para a missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano.</p>
Publicado em: 08/12/2014 - 15:30
Créditos: Reportagem

O Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição, complexo que agrega as casas de formação presbiteral da Igreja de São Paulo, celebrou sua festa patronal nesta segunda-feira, 8.

Os seminaristas se reuniram no Seminário de Teologia Bom Pastor para a missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, e concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Edmar Peron, que também é referencial para os seminários e Pastoral Vocacional, Dom Julio Endi Akamine, Dom José Roberto Fortes Palau e Dom Carlos Lema Garcia, além de demais padres formadores, colaboradores, entre eles, os seis sacerdotes ordenados no último sábado, 6.

Além de marcar o encerramento das atividades do ano letivo de 2014, a festa patronal do Seminário Arquidiocesano também foi oportunidade de ação de graças pelos muitos padres que celebram aniversário de ordenação presbiteral nas proximidades da Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, como o próprio dom Odilo, que no domingo, 7,  completou 38 anos de sacerdócio.

Na homilia, o Cardeal agradeceu aos formadores pelo trabalho realizado neste ano. “Uma missão que exige muita responsabilidade”, destacou, recordando que também já foi formador quando padre na Diocese de Toledo (PR).

O Arcebispo também saudou os seminaristas que dão um passo a mais no caminho do discernimento para o sacerdócio e na preparação em suas várias dimensões, espiritual, intelectual, humana e espiritual. Agradeceu, ainda, ao trabalho da Pastoral Vocacional, representada pelo coordenador arquidiocesano, Padre Messias de Moraes Ferreira.

Ao falar  da liturgia do dia, Dom Odilo frisou que a Solenidade da Imaculada Conceição coloca a Igreja no contexto do Advento, tempo de espera. “Deus quis preparar Mãe que fosse digna de seu filho. Ela é anúncio da salvação que vem. Isso nos faz olhar para ela com aquele olhar de admiração, como aquela que já é a redimida pela graça de Deus”, afirmou.

No final da celebração também foi anunciada mudanças na estrutura do Seminário Arquidiocesano para 2015: A unificação dos dois seminários propedêuticos, que agora funcionarão no Seminário Nossa Senhora da Assunção, tendo como novo reitor o Padre José Adeildo Machado, até então vice-reitor do Seminário de Filosofia Santo Cura d’Ars, que terá novo reitor, Padre Frank Antonio de Almeida, até o momento reitor do Seminário Propedêutico Santo Antonio de Sant’Anna Galvão.

O Cônego José Adriano, reitor do Propedêutico Nossa Senhora da Assunção, deixa o cargo para assumir uma paróquia na Região Brasilândia e a função de diretor espiritual do Seminário de Filosofia. Também o Padre José Edivaldo Melo conclui seus trabalhos como reitor do Seminário de Filosofia e assumirá uma paróquia na Região Sé.

Dom Odilo agradeceu aos dois padres que deixam os seminários pelos trabalhos e dedicação na formação dos futuros sacerdotes da Igreja de São Paulo.