Regional Nordeste 4 lança Romaria da Terra e da Água

A A
Marcada para os dias 17 e 18 de outubro, na diocese de Oeiras, a Romaria destaca a realidade do município sede da Igreja particular
Publicado em: 06/05/2015 - 14:30
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

O regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta terça-feira, 5, em Oeiras (PI), a 13ª edição da Romaria da Terra e da Água do Piauí. O evento propõe o tema “Direito dos Povos e Garantia de Vida e Paz”.

 Marcada para os dias 17 e 18 de outubro, na diocese de Oeiras, a Romaria destaca a realidade do município sede da Igreja particular, onde encontram-se grandes projetos que afetam o meio ambiente e as famílias piauienses.

Na cerimônia de lançamento, o bispo local, dom Juarez Sousa, ressaltou o caráter profético do evento. “A Romaria tem o caráter profético, porque a profecia é o anúncio da Boa Nova de Jesus. Ela denuncia tudo aquilo que contraria o desejo da Boa Nova, sobretudo, é uma atitude de volta e conversão, que defende os mesmos valores que Jesus defendeu. E é isso que estamos fazendo”, disse.

O bispo de Picos (PI), dom Plínio José Luz da Silva, falou sobre a presença de várias dioceses na organização e vivência da Romaria. “O regional está organizando a Romaria com o intuito de envolver a todos, e a diocese de Picos, vai se envolver também, até porque somos de uma região que sofre pelas consequências das atitudes negativas em relação ao apoio ao homem do campo”, disse.

O assessor da Cáritas Brasileira Regional Piauí, Carlos Humberto, explicou os objetivos principais do evento. “O primeiro é anunciar e celebrar a fé e caminhada do povo de Deus rumo a uma terra prometida; e o segundo é denunciar a falta de terra para produção de alimentos para milhares de famílias, situação de injustiça que ainda é muito viva no nosso semiárido”, expôs.

O evento iniciou com um momento de mística e contou com a presença de bispos, padres, representantes das pastorais sociais, associações, organismos, movimentos e poder público local.

Com informações e fotografia do regional Nordeste 4 da CNBB