Papa visita comunidade terapêutica para recuperação de dependentes químicos

A A
A visita foi mais dos gestos concretos do Pontífice nas “sextas-feiras da misericórdia”, chamando a atenção para as Obras de Misericórdia
Publicado em: 26/02/2016 - 14:00
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

O Papa Francisco visitou nesta sexta-feira, 26, a Comunidade San Carlo, nas proximidades de Castelgandolfo, fundada pelo Padre Mario Picchi - com o objetivo de prevenir e enfrentar a exclusão social das pessoas, com particular atenção aos dependentes químicos, na periferia de Roma.

A visita foi mais dos gestos concretos do Pontífice nas “sextas-feiras da misericórdia”, chamando a atenção para as Obras de Misericórdia no contexto do jubileu extraordinário. Desta vez, sem nenhum aviso prévio, o Francisco apareceu na porta da Comunidade terapêutica que recebe 55 hóspedes.

A surpresa foi geral. Ninguém esperava poder encontrar o Papa e uma profunda comoção tomou conta de todos. Francisco queria estar junto com os jovens, ouvir suas histórias e que cada um deles pudesse sentir a sua proximidade.  Provocou-os a não se deixarem devorar pela “metástase” da droga e, abraçando-os, quis fazê-los compreender o quanto o caminho iniciado na comunidade é uma real possibilidade para recomeçar a manifestar uma vida digna a ser vivida.

“O Papa Francisco não deixa de surpreender. A sua viagem ao México foi caracterizada por uma forte e inequívoca denúncia em relação ao narcotráfico. As suas palavras claras permanecem como um eco inconfundível: ‘Me preocupam tanto que, seduzidos pelo poder vazio do mundo, exaltam as quimeras e se revestem de seus macabros símbolos para comercializar a morte... Vos peço para não subestimares o desafio ético e anticívico que o narcotráfico representa para a juventude e para toda a sociedade, incluída a Igreja’”, explicou o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella.