Objetivo da atual assembleia

A A
O grande objetivo do Sínodo atual é apresentar propostas para uma inédita pastoral
Publicado em: 01/10/2014 - 10:15
Créditos: Edição nº 3021 do Jornal O SÃO PAULO – página 09

Refletindo sobre os “desafios pastorais da família no contexto da evangelização”, o grande objetivo atual do Sínodo é justamente apresentar propostas para uma “nova pastoral”, como definiu o cardeal italiano Dom Lorenzo Baldisseri, secretário do Sínodo dos Bispos. “É evidente que a crise social e espiritual do mundo atual incide sobre a vida familiar e cria uma verdadeira urgência pastoral, que justifica a convocação de uma assembleia extraordinária”, afirmou Dom Lorenzo, em uma das coletivas de imprensa sobre o Sínodo.

Porém, em uma entrevista ao jornal online italiano Città Nouva, o secretário especial para o Sínodo da Família, Dom Bruno Forte, declarou que “o Sínodo não pretende mudar a doutrina, que é confiada pelo Senhor à Igreja, mas quer discernir quais são os caminhos para aplicá-la melhor, com a compreensão e a paciência que a caridade sugere”.

De qualquer forma, as propostas não serão apresentadas já nesta próxima assembleia, que começa dia 5 de outubro. O caráter da atual reunião é mais analítico, mais de observação dos problemas. Serão ouvidos e debatidos testemunhos de casais e as diferentes posições de bispos, religiosos e grupos que trabalham com as famílias em todo o mundo. A ideia é fazer um verdadeiro raio-x sobre a difícil realidade das famílias, seguindo o chamado “método indutivo” da Doutrina Social da Igreja: Ver, Julgar e Agir. As eventuais propostas, portanto, serão apresentadas somente na próxima assembleia ordinária o Sínodo da Família, a ser realizada em outubro do ano que vem.

Felipe Domingues