Criada a primeira paróquia dedicada a São José de Anchieta na Arquidiocese

A A
Instalada no Jardim Vera Cruz, na zona Leste da capital, a igreja deriva de comunidades nas casas e famílias
Publicado em: 26/11/2015 - 14:00
Créditos: Jornal O SÃO PAULO - Edição 3079

Por Edcarlos Bispo

Há 40 anos, as missas eram celebradas nas casas, nas praças e em um campinho de futebol no Jardim Vera Cruz, na zona Leste da capital. Padre Jose Augusto Machado Moreira, jesuíta, foi quem deu início à missão que formou a comunidade católica local, que unida construiu a igreja onde o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, no domingo, 22, presidiu missa e leu o decreto de criação da paróquia, a primeira na Arquidiocese que tem como santo padroeiro nada menos que São José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil, canonizado em abril de 2014 pelo Papa Francisco.

A nova Paróquia foi desmembrada da Paróquia de Santa Adélia, também na Região Episcopal Belém. 

Aos 77 anos, Thereza de Oliveira Rosa Pinto faz um esforço de puxar pela memória as lembranças de uma época em que a comunidade aos poucos ia se formando e mutirões foram organizados para construir a Igreja que, agora, se tornou a matriz paroquial. Nesta igreja, à época em construção, ela conta, com orgulho, que celebrou as bodas de prata de seu casamento e seus filhos receberam a primeira comunhão.

Atualmente, dona Thereza é ministra extraordinária da sagrada comunhão, tem netos e bisnetos e deseja que, com a constituição da nova Paróquia, mais pessoas se sintam chamadas a trabalhar na comunidade. “Há muito trabalho, precisamos de mais gente para trabalhar. A messe é grande e os operários são poucos”, constata, com o desejo de que os mais novos reassumam o trabalho de evangelização nas casas e das famílias. 

A felicidade de dona Thereza é compartilhada por membros das capelas – comunidades Beato Oscar Romero e São Francisco de Assis, que agora passam a fazer parte da Paróquia São José de Anchieta.

A missa de foi concelebrada por Dom Edmar Peron, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, pelo Padre Juliano Moroso, administrador paroquial, pelo Padre Everton Augusto de Souza, recém-nomeado vigário paroquial, e por outros sacerdotes convidados.

Dom Odilo afirmou, na homilia, que a missão da paróquia é a vivência da Palavra de Deus, a santificação do povo e a prática da caridade pastoral. “A paróquia é mais que só as estruturas e organizações, é o povo de Deus reunido com o seu pastor”.

O Cardeal recordou que as comunidades paroquiais são as comunidades dos cristãos e dos batizados, que se reúnem junto a Jesus. “A paróquia é o rebanho do Senhor reunido com seu pastor, sem ele não tem paróquia. Sem ele no meio, na frente, com os seus não é paróquia. A paróquia é um sinal visível daquilo que é a Igreja, os discípulos do Senhor reunidos com ele”, afirmou.

Juventude apostólica

Não só pelas camisetas vinho que os jovens da Paróquia São José de Anchieta chamam a atenção. A quantidade e o entusiasmo apostólico também saltam aos olhos. A coordenadora do grupo Jaesi (Jovem, aí está o seu irmão), Laurita Roque, 20, destacou que o que mais chama atenção na Paróquia é o desejo de servir que as pessoas possuem.

“Todos nós aqui estamos dispostos a servir nossa Paróquia. Temos um anseio pelo serviço. Somos muito dedicados a nossa comunidade, tudo que temos aqui nós nos dedicamos ao máximo”, afirmou a jovem, que há mais de dez anos atua na Comunidade.

Segundo Laurita, a elevação da condição de comunidade a paróquia representa um chamado e um impulso pastoral a todos os seus membros, para que seguindo os passos de seu Padroeiro, empenhem-se à evangelização.