Catedral faz missa em memória de Inezita Barroso

A A
Inezita é homenageada em missa de sufrágio na Catedral da Sé .
Publicado em: 17/03/2015 - 14:30
Créditos: Redação

 

Fábio Augusto da Silva

 

Nesta segunda-feira  ,16, a catedral da Sé se tornou uma mistura de moda raiz e muita fé , pois era missa de sétimo dia da Rainha da Música Caipira Inezita Barroso , a celebração reuniu fãs , amigos , familiares , artistas , pessoas fiéis de seu auditório e o seu regional que sempre a acompanhou .

A missa foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de São Paulo , Dom Odilo Pedro Scherer , que em sua homilia recordou que Inezita sempre defendeu a música popular , e que teve grande contribuição pela nossa cultura . Convidou a todos refletirem sobre a morte , enfatizando um trecho do livro da sabedoria ´´a vida dos justos está nas mãos de Deus `` , ser justo é ser uma pessoa digna , uma pessoa reta e que faz o bem .Recordou de seu encontro com Inezita , que foi na mesma catedral da Sé ,onde na data do aniversário de 460 anos da cidade de São Paulo em 2014 , ela participou da celebração e ainda cantou para as pessoas que ali estavam .O Cardeal citou que ela viveu intensamente sua vida , ela é um exemplo de vida .

No meio da multidão que ali estava , se encontrava o casal Elvira Pangassi de Moraes e Braúlio de Moraes ,que moram em Santo André – SP , Elvira era muita amiga de Inezita , amiga mesmo de ir em casa e ajudar quando precisa : ´´Ela ia em minha casa comer rabada com polenta ,eu frequentei muitas gravações do viola minha viola , eu e meu marido organizamos muitos shows para ela em Santo André`` , contou Elvira . Ela se lembra da amiga como uma pessoa guerreira e batalhadora , e diz que a juventude tem que batalhar bastante para não deixar a cultura que ela deixou morrer.

´´Ela foi a rainha da música sertaneja e do folclore ``, dizia Dinelson Soares do Prado , vulgo Mangabinha de Guarulhos – SP ,que é frequentador ativo do programa desde 1995 , garantiu que a perda dela vai fazer muita falta , pois representou muito na música brasileira .

Ao lado de Dinelson estava uma senhora simpática chamada Eleonor Marlene dos Santos moradora do Grajaú – SP : ´´Pode vir outros em seu lugar no comando do programa , más nenhum vai substituir Inezita `` . Frequentadora do programa desde 1990 , lembrou com emoção de quando Inezita homenageou ela e seu marido pelos 50 anos de casamento no palco do viola , e conta que tem muitas fotos da cantora em sua casa e não perdeu nenhum programa desde sua estréia em 1980 : ´´Foi como se uma pessoa de minha família tivesse partido `` , encerrou .

Fã de moda de viola desde pequena e muito fã de Inezita , Maria Marques Mendonça de São Paulo Capital , disse que a vida é formada de ciclos , e temos que aceitar , pois o ciclo dela terminou e vai fazer muita falta . Já João Bento de Lima frequentador das missas na Catedral , disse que ´´Inezita representou uma pessoa de coração muito granfino , era amada pelo povo , eu tinha ela como um sacerdote dela e com certeza está em bom lugar ``.

No Final da missa Marta Barroso Macedo Leme , subiu ao presbitério e agradeceu a presença de todos que ali estavam , afirmou que a vontade era de abraçar a todos os fãs de sua Mãe . O Coral da Catedral foi substituído pela regional de Inezita Barroso formado por Joãozinho, Arnaldo Freitas,  Leandro Madeira , Escurinho Jr e Maestro Marinho , que acompanharam a homenagem que o cantor Sérgio Reis prestou a amiga ao cantar Romaria , e ao final vozes ecoaram na catedral e homenagearam Inezita com a canção Lampião de Gás .