Cardeal Scherer ordena diáconos na Catedral da Sé

A A
Foram ordenados, pelas mãos do Cardeal Scherer, oito diáconos permanentes e quatro seminaristas, que posteriormente serão ordenados sacerdotes.
Publicado em: 17/12/2018 - 14:15
Créditos: Nayá Fernandes

Na tarde do sábado, 15, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu a missa de Ordenação Diaconal na Catedral da Sé. Foram ordenados oito diáconos permanentes e quatro seminaristas, que posteriormente também serão ordenados sacerdotes.

Os novos diáconos permanentes da Arquidiocese de São Paulo são: Antonio Monge, 54, da Paróquia Assunção de Nossa Senhora, na Região Episcopal Sé; Edson Francisco Breda, 49, da Paróquia Nossa Senhora de Loreto, na Região Episcopal Santana; Sérgio Vlainich, 63, da Paróquia São Carlos Borromeu, na Região Episcopal Ipiranga; Edson Chagas Venceslau da Silva, 59, da Comunidade Cristo Ressuscitado, pertencente a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Vila Souza, na Região Episcopal Brasilândia; Geneval Candido da Silva, 71, da Paróquia Cristo Libertador, na Região Episcopal Brasilândia; Marcelo dos Reis, 47, pertence à Paróquia Nossa Senhora da Candelária, na Região Episcopal Santana; Norberto Celestino Pereira, da Paróquia São Roque, na Região Episcopal Santana e Welton Tadeu Marcondes de Oliveira Santos, 42, Da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Região Episcopal Santana.

Os seminaristas, que posteriormente também serão ordenados presbíteros são: Carlos André Romualdo, que tem 29 anos e sua paróquia de origem é a Paróquia Espírito Santo, na Região Episcopal Brasilândia; Francisco Ferreira da Silva, que tem 37 anos e sua Paróquia de origem é a São Januário, em Poços de Caldas (MG); Hernane Santos Módena que tem 40 anos e ingressou no Seminário da Arquidiocese de São Paulo em 2014 e Luiz Carlos Ferreira Tose Filho, 29 anos, que nasceu no bairro Jardim Tremembé, na zona Norte de São Paulo.

Servidores

Na homilia da missa, após a apresentação dos candidatos, o Cardeal Scherer recordou que os diáconos são chamados a servir, sobretudo os excluídos, também aqueles excluídos da Igreja.

"Com alegria, acolhemos estes nossos irmãos que foram apresentados ao Arcebispo e à Igreja como candidatos ao diaconato. Este é um rito carregado de significado", disse o Cardeal. "Eles são vocacionados  e depois de um período de preparação estão aqui, prontos para receber a ordem do diaconato. Deus chama as pessoas, mas este chamado acontece de muitos modos. A Igreja, a estes chamados, ensina um caminho de formação e preparação para que vivam a sua vocação e exerçam a missão de diáconos", continuou o Arcebispo que falou também, aos seminaristas que eles serão eternamente diáconos, pois o padre não deixa de ser diácono ao receber a ordem do presbiterato.

"Vocês devem viver a caridade, pois os diáconos devem estar atentos e servir os irmãos, sobretudo os mais necessitados, os excluídos. Também aqueles excluídos da Igreja", disse o Cardeal que lembrou o Papa Francisco, ao salientar que "os diáconos são ministros da misericórdia de Deus" e dise ainda que, cada um, agindo pessoalmente, ajuda toda a comunidade a ser uma comunidade servidora.

Alegria

Sobre a liturgia da Palavra do terceiro domingo do Advento, o Cardeal lembrou que todos os cristãos são chamados à alegria, à coragem, à perseverança. "Não somos chamados à uma alegria vazia, mas àquela alegria sentida dentro, à certeza de que não estamos sozinhos. Ele está no meio de nós.. O cristão deve ser testemunho da esperança e da alegria", exortou.

"Expressemos nossa alegria porque Deus está no meio de nós. Hoje, ainda mais devemos estar alegres, porque temos novos diáconos na Arquidiocese e isso é um sinal de que Deus não abandona sua messe. Assim, a messe não ficará sem pastores e em nome de Cristo Pastor, eles cuidarão da messe para que não se perca. E vocês filhos, que serão ordenados diáconos, o Senhor vos deu o exemplo para que como ele façais também vós", disse o Arcebispo.

O rito de ordenação, que acontece durante a celebração eucarística, foi acompanhado por todos os fiéis com atenção e alegria, bem como contou com a participação de um grande número de bispos da Arquidiocese e de padres concelebrantes. A missa foi transmitida também pela rádio 9 de Julho.

Luciney Martins/O SÃO PAULO