Cardeal Scherer destaca papel dos empresários e políticos na redução das diferenças sociais

A A
<p>O Arcebispo fez uma palestra sobre “A força da fé para mobilizar pelas grandes causas do País”.</p>
Publicado em: 20/11/2014 - 10:15
Créditos: Redação

O Cardeal Pedro Scherer Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, participou, na quarta-feira, 19, do almoço-debate promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), presidido pelo empresário João Doria Jr., no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, com a presença de 307 empresários.

O Arcebispo fez uma palestra sobre “A força da fé para mobilizar pelas grandes causas do País”, e destacou que dois grupos – empresários e políticos - são fundamentais nas questões relativas à miséria, justiça, solidariedade, paz e ética. “O empresariado e a classe política têm um papel decisivo para um maior engajamento e para a fraternidade entre os povos”, afirmou.

De acordo com Dom Odilo, a Igreja enfrenta os momentos difíceis e as crises, sem abdicar de sua missão. Para ele, a força e a violência suscitam o ódio; enquanto a justiça e a fraternidade, juntas, são a base sólida para a paz. “A corrupção e o crime organizado ferem profundamente a fraternidade – exploram povos miseráveis e derramam sangue inocente. O oxigênio da fraternidade é o engajamento para a criação de uma nova mentalidade”, defendeu.

Abordando a função social da propriedade, o arcebispo afirmou que é necessário ouvir o clamor dos pobres e que os povos mais favorecidos renunciem em favor destes. Sobre os programas sociais, como o Bolsa Família, o arcebispo salientou que, embora necessários, não podem favorecer um sistema de dependência.

Leia a íntegra da conferência de Dom Odilo
O LIDE

Fundado em junho de 2003, o Grupo de Líderes Empresariais possui dez anos de atuação. Atualmente tem 1.620 empresas filiadas (com as unidades regionais e internacionais), que representam 52% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.