Brevidade em primeiro lugar

A A
Papa Francisco usa palavras simples e é um exemplo de como os sacerdotes deveriam fazer suas homilias
Publicado em: 08/01/2015 - 14:00
Créditos: Edição nº 2 do Jornal L’OSSERVATORE ROMANO – páginas 10-11

Três regras para pregar como o Papa Francisco
Analisando o pontificado do Papa Francisco, considero que talvez o seu maior contributo seja o modo como nos diz para difundir o Evangelho. Usa palavras simples e imagens vivazes. É um exemplo de como os sacerdotes deveriam pronunciar as homilias e da maneira como todos nós podemos evangelizar, isto é, difundir o Evangelho. Ele segue as regras para uma boa homilia e um bom discurso, algumas das quais são enumeradas em seguida.

Sê breve! Sabemos que a mente só pode absorver o que a cadeira consegue suportar. A brevidade faz-me vir à mente um sacerdote da diocese de Albany, Nova Iorque, recentemente falecido, padre Michael Hogan. Eis uma das suas melhores homilias na sua integridade: «Se hoje ouvirdes a voz de Deus, não endureçais o vosso coração. E se hoje não ouvirdes a voz de Deus, seria bom que vos perguntásseis o porquê». Como toda a homilia verdadeira, baseava-se nas Escrituras, no conhecido salmo responsorial 95. Era também bastante curta e fácil de memorizar, mantendo o poder de voltar à mente todas as vezes que se ouvia aqueles versículos do salmo. Faz refletir.

Sê atual! No seu documento sobre a pregação de 2012, os bispos americanos indicaram que é possível ser atual fazendo referência à cultura contemporânea. Isto inclui televisão, rádio e música. Poderia ser chic dizer que nunca vemos a televisão porque ela nada oferece, mas na verdade dezenas de milhões de pessoas vêem-na todos os dias. Quem pretende relacionar-se com elas, por sua vez, obrigatoriamente deve assistir à televisão. Uma série atualmente muito famosa é "Big Bang Theory", cujo personagem central e um narcisista cômico e egocêntrico, isto e, o exemplo do que não deveríamos ser. Também faz parte de uma comunidade de jovens gênios, que discutem com ele e consigo esmos. E com isto que nos confrontamos na comunidade crista.

Tive um pastor que com freqüência se referia a banda desenhada “Calvin and Hobbes”. Quando entrava no santuário, perguntávamo-nos se tínhamos visto a banda desenhada a qual se teria referido. Significava também que durante a semana, quando as líamos, procurávamos um significado religioso porque o pastor nos tinha chamado a atenção para encontrar um significado religioso em lugares improváveis.

Dá vida às Escrituras! Recordo duas homilias da missa diária que me ficaram impressas pela sua descrição simples de uma narração bíblica. Uma relativa aos pães e peixes. O sacerdote disse que Jesus teria podido fazer tudo de modo exato, sem restos, pois o significado esta na super-abundancia; e uma mensagem que do amor de Deus por nós haverá sempre mais do que o suficiente.

A outra homilia falava de um sacerdote que tinha perdido o seu gato no bosque. Estava numa casa de campo onde o gato se tinha assustado com um cão errante. O sacerdote capturou a nossa atenção, narrando-nos as tentativas para fazer com que o gato voltasse. No final o sacerdote com um abre-latas elétrico abriu uma lata de comida para gatos. O gato tinha voltado e nos sentimo-nos aliviados. Contudo, o mais importante foi que a historia explicava o significado da narração da mulher que tinha perdido uma moeda, que para ela era muito preciosa, levando-a a varrer toda a casa para a encontrar. Outra pessoa não se teria preocupado, mas aquela moeda, talvez só um centavo, para ela era tão importante que a levou ate ao fim, uma mensagem segundo a qual também nos devemos dedicar a mesma energia para achar os dons, ou as moedas, que Jesus nos deu na nossa vida.

A Santa Se publicou diretrizes sobre a pregação. Os bispos americanos desejam traduzi-las em inglês. Serão um bom seguimento ao documento sobre a pregação dos mesmos bispos, aprovado em 2012.

Quão importantes são as homilias? As pesquisas sobre as paróquias realizadas pelo Centro para a pesquisa aplicada no apostolado, com sede na Georgetown University, revelaram que seis de dez pessoas (63%) levam em conta a qualidade da pregação quando escolhem onde assistir a missa. Para eles e mais importante que a qualidade da musica na paróquia e só pouco menos importante que o sentido de comunidade  e de acolhimento que sentem quando vão a igreja.

Podemos estudar as diretrizes vaticanas e os documentos dos bispos americanos sobre a homilética, mas podemos também aceder ao vade-mecum da boa pregação observando e ouvindo o Papa Francisco. Ele mostra-nos todos os dias como difundir a Palavra de Deus.

MARY ANN WALSH