54ª Assembleia Geral da CNBB começa nesta quarta-feira

A A
Reunidos em Aparecida, episcopado brasileiro abordará como tema central “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz no Mundo”
Publicado em: 05/04/2016 - 22:45
Créditos: Redação com CNBB

A 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) come;a nesta quarta-feira, 6, em Aparecida (SP). O episcopado brasileiro estará reunido até o dia 15, no auditório do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.

“A Assembleia Geral tem por finalidade a vivência colegial dos bispos do Brasil, sendo sinal de comunhão, unidade e vida fraterna. Nos reunimos para refletir sobre o momento atual da Igreja e buscar caminhos para anunciar o Evangelho. Trata-se de uma reunião de muito trabalho, estudos, oração e partilha”, explicou o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, em entrevista coletiva à imprensa, nesta terça-feira, 5.

Durante a coletiva, dom Leonardo Steiner apresentou aos jornalistas os principais temas de trabalho e a programação da 54ªAG, entre eles o tema central, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Sal da terra e luz do mundo”.

De acordo com o bispo, o texto sobre o laicato vem sendo estudado pelos bispos há três anos e agora será levado para apreciação e votação. “Desejamos, agora, refletir sobre o papel dos leigos e sua missão na vida da Igreja e da sociedade. Queremos pensar, também, como podemos ser mais atuantes na sociedade. O leigo está presente na cultura, na Igreja, na vida da política e da sociedade de forma real e concreta. Por isso, é preciso discutir como então anunciar o Evangelho nessas diferentes realidades com a presença dos leigos e com a força do Evangelho”, disse dom Leonardo.

Em um primeiro momento, haverá debates em grupo a respeito do texto sobre os cristãos leigos preparado pela Comissão para o tema central. Posteriormente, a redação será apresentada em plenário e, na sequência, votado; podendo receber emendas dos bispos e sugestões de ajustes.

Entre os temas prioritários, estão previstos, ainda, “Liturgia na Vida da Igreja”, a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a conjuntura político-social, a mensagem “Pensando o Brasil: crises e superações” e as mudanças do quadro religioso no país. Dom Leonardo recordou que a CNBB sempre oferece contribuição pastoral à vida da sociedade brasileira, por meio das notas e mensagens da presidência da entidade.

“Eu creio que a maior incidência que os cristãos podem dar é na vida da sociedade, na política. Uma sociedade não vive sem uma política organizada e sadia. Precisamos de mais representantes que ajudem a pensar o Brasil em valores, na ética e no diálogo”, sugeriu o bispo.

Ao final da coletiva, dom Leonardo agradeceu aos profissionais de imprensa que farão a cobertura da 54ªAG  e pediu que “haja comunicação baseada na verdade”, destacando que “os meios de comunicação são importantes para elucidar a verdade do Evangelho”.

Programação

A Assembleia Geral iniciará, amanhã 6 de abril, às 7h30, com missa na Basílica do Santuário Nacional de Aparecida, presidida pela presidência da entidade, constituída do arcebispo de Brasília (DF) e presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha; o arcebispo de Salvador (BA) e vice-presidente, dom Murilo Sebastião Krieger; bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral, dom Leonardo Steiner.

A cerimônia de instalação da AG acontecerá no mesmo dia, às 9h15, no auditório do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida. Diariamente, haverá coletiva de imprensa, às 15h.

O retiro dos bispos começará no dia 9 de abril, às 15h30, e terminará no domingo, 10, às 12h, com uma missa no Santuário de Aparecida.  O pregador será o presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi.

No dia 12 de abril, terça-feira, às 18h, haverá sessão solene ecumênica. A cerimônia de encerramento da Assembleia será realizada no Centro de Eventos, no dia 15 de abril, às 10h30.