Igreja na América Latina e no Caribe realiza a 1ª Assembleia Eclesial

A A
Encontro inédito foi pedido pelo Papa Francisco e acontece até domingo, 28, com o tema ‘Somos todos discípulos missionários em saída’
Publicado em: 24/11/2021 - 17:45
Créditos: Redação

Após meses de preparativos, in- cluindo uma ampla fase de escuta de aproximadamente 70 mil pessoas, teve início no domingo, 21, com uma missa no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, a 1a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe.

Até o próximo domingo, 28, cerca de cem pessoas presencialmente e outras mil de modo on-line refletirão sobre a Igreja no continente à luz das deliberações da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, realizada em Aparecida, em 2007, avaliando os frutos já obtidos e as questões que precisam ser retomadas e aprimoradas.

Como 1º Vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) neste conselho, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, participa presencialmente (leia abaixo).

A PEDIDO DO PAPA FRANCISCO

A realização da Assembleia Eclesial, que tem como tema “Somos todos discípulos missionários em saída”, foi um pedido do Papa Francisco ao Celam.

Na mensagem que enviou aos participantes no domingo, 21, o Pontífice co- mentou que duas palavras não podem ser esquecidas: “escuta” e “transbordamento”. Francisco pediu aos participantes que “procurem se escutar mutuamente e escutar os clamores dos nossos irmãos e irmãs mais pobres e esquecidos” e desejou que a Assembleia Eclesial “seja expressão do ‘transbordamento’ do amor criativo do seu Espírito, que nos impul- siona a sair sem medo ao encontro dos demais e que anima a Igreja para que, por um processo de conversão pastoral, seja cada vez mais evangelizadora e missionária”.

ESCUTA, SINODALIDADE E UNIDADE ECLESIAL

Na homilia da missa de abertura, Dom Miguel Cabrejos, Arcebispo de Trujillo, no Peru, e Presidente do Celam, rogou a Deus que todos possam “ser guiados em um espírito de escuta, sinodalidade e unidade eclesial”.

Ao recordar a ampla participação dos católicos do continente desde a fase de escuta, realizada entre abril e agosto, Dom Miguel Cabrejos destacou: “Estamos unidos na diversidade de ministérios e carismas”.

Na sessão inaugural da Assembleia Eclesial, na segunda-feira, 22, na sede da Conferência Episcopal Mexicana, o Presidente do Celam lembrou que ao longo da atividade será fundamental a abertura à escuta do Espírito Santo, para discernir sobre a realidade atual e responder de modo genuíno “ao mandato evangelizador de Jesus e descobrir novos caminhos de evangelização”.

Em participação on-line, o Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, desejou que o Espírito do Senhor ajude a todos a discernir sobre como reativar o espírito missionário da Igreja no continente e lembrou que a atitude de escuta jamais pode estar dissociada da adoração ao Senhor e da oração.

CENTRALIDADE DE JESUS E SUA PALAVRA

Ainda na segunda-feira, ocorreu uma conferência com o Padre Fidel Oñoro, CJM, sobre o tema “A centralidade de Jesus Cristo e sua Palavra em nossa ação pastoral”.

O biblista colombiano comentou que Deus caminha ao lado dos fiéis para a concretização de seu plano de salvação pelos caminhos da ação pas- toral. Lembrou, também, que aos discípulos de Jesus compete ler as cruzes, as dificuldades do percurso, com uma perspectiva de esperança transforma- dora – “Atrás de cada cruz se anuncia a possibilidade de Ressurreição” –, tendo um agir sempre iluminado pela Sagrada Escritura, que “nos tira do analfabe- tismo espiritual”.

AMPLA PARTICIPAÇÃO

Do total de participantes, aproximadamente 20% são bispos, 20% sa- cerdotes ou diáconos, 20% religiosos e 40% leigos. Além dos momentos de aprofundamento sobre pontos do Do- cumento de Aparecida, parte significativa dos trabalhos ocorre nos grupos de discernimento comunitário, unindo os que estão presencialmente no México aos que participam de modo on-line, entre os quais mais de 300 brasileiros.

Na coletiva de imprensa da segunda-feira, a jovem Ligia Elena Matamoros, da Costa Rica, que integra a equipe latino-americana e caribenha da Pastoral Juvenil, afirmou que o evento é para todos um grande momento de esperan- ça, mas alertou que os participantes não devem se perder “em um mar vazio de palavras”.

PARA ACOMPANHAR A 1ª ASSEMBLEIA ECLESIAL

A 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe acontecerá até o dia 28, com sessões reservadas e algu- mas abertas, transmitidas pelo site oficial – https://asambleaeclesial.lat –, assim como as missas e a recitação diária do Santo Terço. No site do O SÃO PAULO, há notícias atualizadas da atividade: www.osaopaulo.org.br.

 

Dom Odilo: ‘Estaremos abertos para ver aonde nos levará este caminho’

Na tarde da segunda-feira, 22, o Cardeal Odilo Pedro Scherer foi um dos participantes da coletiva de imprensa da 1a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe.

Dom Odilo enfatizou que a Assembleia Eclesial dá a oportunidade de um amplo processo de escuta e de se conhecer as muitas realidades da Igreja no continente: “Por isso, este é um momento privilegiado que vive a Igreja e estaremos abertos para ver aonde nos leva este caminho. O que virá nestes próximos dias e para onde nos levará, isso está em aberto e veremos para onde o Espírito de Deus nos conduz”.

O Arcebispo de São Paulo lembrou que nem tudo proposto pela Conferência de Aparecida já foi colocado em prática, e há novos desafios que devem ser assumidos pela Igreja em sua missão evangelizadora e missionária.

“Todo o povo de Deus é chamado para comunicar, anunciar e testemunhar o Evangelho de muitas maneiras para que a Igreja chegue às pessoas, para que o Evangelho não permaneça fechado em nossas comunidades eclesiais, mas que seja comunicado para que se transforme em luz, caminho e esperança às pessoas”, destacou.

CONVERSÃO PASTORAL E MISSIONÁRIA

Na terça-feira, 23, o Cardeal Scherer, em mensagem de vídeo, falou aos participantes sobre um aspecto central do Documento de Aparecida: a conversão pastoral.

“A recomendação da Conferência de Aparecida é para que a Igreja na América Latina e no Caribe não se contentasse apenas com uma pastoral de conservação, mas se lançasse a uma verdadeira pastoral de renovação missionária, que oferecesse respostas novas às questões novas que a histó- ria, a evolução da vida social e política e da própria vida eclesial trazem para as nossas comunidades”, observou.

O 1º Vice-Presidente do Celam lembrou que o Documento de Aparecida aponta para a necessidade de um processo de conversão pastoral e missionária, ou seja, uma conversão que não é simplesmente aquela que cada pessoa pode fazer para estar mais perto de Deus e da coerência de vida com o Evangelho, mas, também, um processo em que “a Igreja como um todo é convidada a se rever e se voltar cada vez mais a Jesus Cristo e re- novar a sua adesão a Ele e ao Evangelho”.

“A conversão pastoral requer de nós a coragem de tomar atitudes novas, eventu- almente de abandonar velhas práticas que já não produzem mais fruto, que já estão superadas pastoralmente, que já não respondem às necessidades e expectativas de nosso tempo”, disse o Arcebispo de São Paulo, ao destacar que se trata, portanto, de uma conversão pastoral missionária. “A missão da Igreja continua e deve ser retomada constantemente, eu diria que, a cada geração, precisamos evangelizar novamen- te”, concluiu.