Nossa Senhora da Paz

A A

Nossa Senhora da Paz e seu mistério começaram no ano de 1682, na Vila do Mar do Sul de El Salvador, quando alguns comerciantes encontraram uma caixa de madeira bem trabalhada e muito bem fechada.

História de Nossa Senhora da Paz

Os comerciantes não conseguiram abri-la nem com ferramentas. Por isso, resolveram levá-la para a cidade de São Miguel, onde tentariam abri-la, pois achavam que dentro dela havia um grande tesouro.

Colocaram a caixa no lombo de um burro e foram para a cidade. Chegando lá, foram registrar o achado para não perderem o tesouro. Porém, passando em frente à Igreja da cidade, hoje uma Catedral, o burro parou, deitou no chão e ninguém conseguiu movê-lo.

Foram mexer na caixa e ela se abriu facilmente. Então, para o espanto de todos, havia em seu interior uma imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus nos braços. Era dia 21 de novembro. A origem da caixa e da imagem nunca foram descobertas. E até hoje não se sabe  como a imagem chegou ao território salvadorenho.

A origem do título Nossa Senhora da Paz

Havia uma guerra entre os habitantes da região. Mas quando os povos inimigos ficaram sabendo da história da imagem de Nossa Senhora, pararam imediatamente com as lutas e fizeram as pazes, entendendo que o fato tinha sido um sinal de Deus. Por isso a imagem ficou sendo chamada de NOSSA SENHORA DA PAZ.

Milagre de Nossa Senhora da Paz

Quando o vulcão Chaparrastique, vizinho da cidade de São Miguel em El Salvador, entrou em erupção, sua lava veio em direção à cidade. Os moradores, então, colocaram a imagem do lado de fora da Igreja começaram a rezar pedindo que Nossa Senhora da Paz os ajudasse nesse momento tão difícil e de total impotência humana. Imediatamente a lava mudou seu curso e desviou-se da cidade. No local onde a lava mudou de curso existe até hoje a vila que se chama, Milagro de La Paz.

Imagem de Nossa Senhora da Paz

No dia do desvio da lava, todos os moradores viram que a fumaça que saia do vulcão formava o desenho de uma palma. Por isso, fizeram uma palma de ouro e colocaram na mão de Nossa Senhora da Paz. Posteriormente bordaram um escudo nacional da República de El Salvador na frente do manto. E assim é a representação da imagem de Nossa Senhora da Paz.

Oração a Nossa Senhora da Paz

Ó Maria, doce Mãe de Jesus Cristo, o Príncipe da Paz, eis, a vossos pés, vossos filhos tristes, perturbados e cheios de confusão, pois afastou-se de nós a paz, por causa de nossos pecados.

Intercedei por nós, para que fiquemos em paz com Deus e com nosso próximo, por vosso filho Jesus Cristo. Ninguém pode dá-la senão vosso filho Jesus Cristo que recebemos de vossa mão.

Quando nasceu em Belém, os anjos nos anunciaram a paz, e quando Jesus abandonou o mundo, no-la prometeu e deixou-a como sua herança.

Vós, ó Bendita, que trazeis sobre os vossos braços o Príncipe da Paz, mostrai-nos este Jesus e deixai-o em nosso coração.

Ó Rainha da Paz, estabelecei entre nós o vosso Reino, e reinai com Vosso Filho no meio de vosso povo que, cheio de confiança, se recomenda à vossa proteção.

Afastai para longe de nós os sentimentos de amor próprio, expulsai de nós o espírito de inveja, de maldição e de discórdia.

Fazei-nos humildes na fortuna, fortes em paciência e caridade nos sofrimentos, firmes e confiantes na Divina Providência.

Abençoai-nos dirigindo os nossos passos no caminho da paz, da união e da mútua caridade, para que, formando aqui a vossa família, possamos do Céu bendizer-vos, e a vosso Divino Filho Jesus, por toda a eternidade. Nossa Senhora da Paz, rogai por nós. Amém. 

Igrejas dedicadas a Nossa Senhora da Paz

*Fonte: Pia Sociedade Filhas de São Paulo Paulinas http://www.paulinas.org.br