Nossa Senhora da Boa Morte

A A

Calendário de Santos

d s t q q s s
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
 
 
 


A devoção à Nossa Senhora da Boa Morte chegou aos cristãos do Ocidente, através da tradição cristã do Oriente, sob o título de "Dormição da Assunta".
Talvez, esse seja o culto mariano mais antigo, iniciado logo nos primeiros séculos do cristianismo.
A última metade do século V foi marcada pela propagação de uma literatura apócrifa, isto é, escrita na época dos fatos, mas não incluída na Bíblia, sobre a morte e assunção da Virgem; e a construção de uma Basílica para venerar o túmulo da Mãe de Deus, por ordem da imperatriz Eudóxia.
Nossa Senhora da Boa Morte é um dos títulos  dados a Nossa Senhora.
 A tradição católica evita dizer que Nossa Senhora morreu, substitui morte por "dormitio" (dormição), pois a morte muitas vezes é comparada ao sono na Bíblia:

"Muitos daqueles que dormem no pó da terra, despertarão, uns para a vida eterna, outros para a ignomínia,a infâmia eterna"


O culto a Nossa Senhora da Boa Morte é uma tradição da Igreja Católica.
 No ano de 1661, em Lombo do Atouquia, freguesia de Calheta, Portugal, já existia uma capela de Nossa Senhora da Boa Morte, fundada por Francisco Homem de Couto.
O culto chegou ao Brasil por meio dos portugueses.


A imagem de Nossa Senhora da Boa Morte pode ser venerada em Salvador, Bahia, na igreja da Glória e Saúde, mas é na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano é onde são realizadas as maiores celebrações organizadas anualmente pela Irmandade da Boa Morte.
Possui tais características:



Incorpora elementos da cultura afro-brasileira,
Tem mais de duzentos anos,
Só admite mulheres com mais de quarenta anos de idade,
São na maioria adeptas do candomblé.


Existe também na cidade de Santos em São Paulo, uma Confraria de Nossa Senhora da Boa morte, localizada no Convento de Nossa Senhora do Carmo dos carmelitas.


Entretanto, não se deve confundir o título de "Nossa Senhora da Boa Morte",um dos atributos da Virgem, Mãe do Senhor com o culto sincrético da Boa Morte cuja imagem é um esqueleto e que tem suas raízes nas crenças indígenas dos povos nativos do México.


Esse culto da Boa Morte no México  em nenhum momento foi ou é autorizado e aprovado pela Igreja.
Trata-se de Sincretismo Típico do México assim como a Umbanda o é no Brasil.


Em relação a Virgem, o título Senhora da Boa Morte está ligado ao final da oração denominada "Ave maria": "Santa Maria, Mãe de Deus,rogai por nós, pecadores agora e na hora de nossa morte".

 

Igrejas dedicadas a Nossa Senhora da Boa Morte

*Fonte: Pia Sociedade Filhas de São Paulo Paulinas http://www.paulinas.org.br