"Deus está na cidade. A Igreja em saída para comunicá-la"

A A
A Arquidiocese do Rio de Janeiro realiza desde terça-feira (13) o III Seminário de Comunicação para padres e assessores leigos de todo o Brasil,
Publicado em: 15/09/2016 - 16:15
Créditos: Redação com Rádio Vaticano e Arqudiocese do Rio de Janeiro

A Arquidiocese do Rio de Janeiro realiza desde terça-feira (13) o III Seminário de Comunicação para padres e assessores leigos de todo o Brasil, no no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro. O evento segue até sexta-feira (16) 

Representando a Arquidiocese de São Paulo, participam do evento Dom Devair Araújo da Fonseca, Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Brasilândia, Padre José Renato Ferreira, Diretor da Rádio 9 de Julho, Padre Michelino Roberto, Diretor do Jornal O São Paulo, Padre Luiz Cláudio Braga, Assistente Eclesiástico da Pastoral da Comunicação na Arquidiocese, Padre José Ronaldo de Castro Gouvêa, scj, Assistente Eclesiástico da Pastoral da Comunicação da Região Ipiranga, e Rafael Alberto dos Santos, Secretário de Comunicação  da Arquidiocese de São Paulo.

Como a Igreja lida com os temas polêmicos? Como ela ajuda os jornalistas na busca da verdade? Como "re-anunciar"  Jesus num mundo urbano e que dize ter se esquecido de Deus? Como os novos meios de comunicação podem criar uma cultura de colaboração e de encontro com Deus e com o próximo? Esses foram alguns dos temas propostos pelo III Seminário de Comunicação, promovido pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Presença de Monsenhor Edoardo Viganò

Este ano, o curso reúne  mais de 100 participantes, entre padres e assessores leigos de comunicação de todo Brasil. As conferências e os temas foram trabalhados e apresentados pelo Monsenhor Dario Edoardo Viganò,  Prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé (Vaticano), pelo Padre José Maria La Porte, Decano da faculdade de Comunicação Institucional da Universidade Santa Croce e professor de fundamento da Comunicação Institucional e Doutrina da Igreja sobre Comunicação, em Roma, e por Mayalla Miranda que falou sobre as oportunidades e riscos da internet.

Colaborar com a Igreja Católica no Brasil

Idealizador do evento, Padre Arnaldo Rodrigues, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, acredita que através deste seminário se pode colaborar para que a Igreja Católica no Brasil possa utilizar os novos meios de comunicação para comunicar-se com mais eficiência. “Nossa preocupação enquanto Igreja não é só de comunicar, mas de comunicar-se bem, de forma mais profissional, clara e objetiva, sem esquecer jamais a base evangélica e doutrinária. Além disso, é uma forma de manter-se conectados e atualizados junto a todas as Igrejas do Brasil", explicou. .

Depoimento dos participantes

“É a primeira vez que participo deste encontro, e acho muito importante por dois motivos: primeiro porque Dom Orani teve a graça de abrir o seminário para a participação dos leigos. A gente achou importante porque é um fórum de debate, de troca de experiências. Nós temos aqui pessoas de dioceses do Brasil inteiro, e a importância é justamente essa. Muitas vezes a gente fica isolado nos nossos trabalhos e, sobretudo, na área de assessoria de imprensa você não tem muitos ambientes pra trocar. A gente tinha pouco espaço pra discutir a questão de assessoria de imprensa, estratégias de gestão de crise, e esse seminário com certeza abriu esse espaço privilegiado pra gente discutir estas questões”, contou o secretário de comunicação da Arquidiocese de São Paulo, Rafael Alberto.

“Nossa expectativa é a da troca de experiências, de aprofundar os nossos conhecimentos sobre os meios de comunicação da Igreja, particularmente, de como podemos melhorar a comunicação, como nós podemos aprimorar aquele trabalho que já é feito. Já existe muita coisa sendo feita, mas nós podemos sempre melhorar, sobretudo na questão da comunicação com os meios digitais e como nós podemos usar estes recursos. E esta troca de experiências com outras dioceses, principalmente com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, nos ajuda a ver aqueles pontos que nós temos já avançados e a ver quais são os pontos em que podemos avançar ainda mais”, disse o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Devair Araújo da Fonseca. 

 

(Com informações da Rádio Vaticano e Arquidiocese do Rio de Janeiro)